Recife vai se transformar na capital nacional da ginástica artística. A partir do dia 4 até 7 de setembro, o Ginásio Geraldão recebe o Campeonato Brasileiro da modalidade. Antes, já neste domingo, 31, terá início a competição da categoria infantil.
Ao todo, a competição da categoria infantil contará com a participação de 144 atletas. No Brasileiro adulto, estarão em ação nomes como Flávia Saraiva, Julia Soares e Lorrane Oliveira, integrantes da equipe que conquistou a histórica medalha de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. No masculino, as referências serão Arthur Nory, campeão mundial na barra fixa em 2019 e bronze em 2022, e Caio Souza, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, no Chile.
Coordenador do Comitê de Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Robson Caballero destacou a estratégia acertada da entidade, que há alguns anos realiza a competição infantil na mesma sede do adulto:
“Os ídolos do nosso esporte são referência para os mais jovens. A estratégia de colocar os infantis junto dos adultos leva algumas entidades a permanecerem na sede do evento para que ocorra essa interação. Acompanhar os ídolos contribui para o aprendizado dos mais novos e os estimula a continuar treinando e competindo em alto nível”, falou Caballero.
A realização do campeonato por mais um ano no Nordeste, após o grande sucesso em João Pessoa no ano passado, é comemorada pelo dirigente.
“A CBG tem a intenção de levar a ginástica artística para todos os lugares do Brasil. O Nordeste é uma região especial, onde muita gente se interessa pelo esporte. Esperamos grande receptividade em Pernambuco, a exemplo do que vivenciamos na Paraíba. Esse calor humano nordestino torna os eventos muito especiais”, afirmou ele.
Esporte e solidariedade
O evento também terá caráter solidário. Os ingressos estarão disponíveis pela plataforma Sympla a partir das 10h deste sábado, 30. Para garantir a entrada, será necessário doar um quilo de alimento não perecível no dia escolhido. A carga diária será de sete mil ingressos para o público geral, sendo permitida a retirada de até três ingressos por CPF. As doações serão destinadas ao Banco de Alimentos da capital pernambucana. O evento conta com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.






