A Red Bull Racing confirmou os rumores que surgiram após o GP da China e anunciou nesta quinta-feira, 27, uma mudança em sua formação de pilotos: Yuki Tsunoda substituirá Liam Lawson como companheiro de equipe de Max Verstappen a partir do Grande Prêmio do Japão. Lawson retornará à equipe irmã, Racing Bulls, onde competiu no ano passado.
A decisão ocorre após um péssimo início de temporada de Lawson, que não conseguiu passar do Q1 nas duas primeiras etapas e ficou sem pontuar nas provas. No Grande Prêmio da Austrália, ele não completou a corrida devido a um acidente, e no Grande Prêmio da China, terminou em 15º lugar, que depois se tornou 12º com as desclassificações de Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly.
Chefe da equipe, Christian Horner explicou que a decisão é “puramente esportiva”, já que um dos objetivos da escuderia em 2025 é reconquistar o título do Mundial de Construtores e precisa pontuar com os dois carros.
“Foi difícil ver Liam lutar com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entramos na temporada de 2025 com duas ambições: manter o Campeonato Mundial de Pilotos e reconquistar o título Mundial de Construtores, e esta é uma decisão puramente esportiva”, destacou.
“Reconhecemos que há muito trabalho a ser feito com o RB21 e a experiência de Yuki será altamente benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Nós o recebemos na equipe e estamos ansiosos para vê-lo ao volante do RB21”, acrescentou.
A estreia de Yuki Tsunoda na Red Bull terá cobertura completa do BandSports no GP do Japão entre os dias 3 e 6 de abril.