Os testes da Fórmula 1 no Bahrein trouxeram um diagnóstico aterrorizante para os fãs da categoria – exceto aos torcedores da Red Bull: o RB20 era o melhor carro, vai levar Verstappen e equipe a um título tranquilo, tranquilo.
Naquela época, a RBR estava em chamas. Dentro da alta cúpula, ninguém parecia ser amigo de ninguém. Christian Horner não falava a mesma língua de Helmut Marko, assim como a gerência do grupo Red Bull não estava em sintonia com o departamento de automobilismo.
Uma mistura entre o Caso Horner, que teria enviado mensagens inapropriadas a uma funcionária, com o vácuo causado após a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull. Todos queriam ser mandachuva por lá.
A temporada começou e, mesmo em ebulição, a Red Bull começou com tudo. Tirando os problemas na Austrália, três dobradinhas Max Verstappen e Sergio Pérez em quatro etapas. O diagnóstico da pré-temporada se confirmava na pista.
Veio na etapa da China a primeira vez, exceto Melbourne, que alguém se colocou entre as duas Red Bull: Lando Norris foi segundo. Nada que tirasse o sono da Red Bull – ao menos, no lado competitivo, pois os bastidores em chamas já causavam olheiras suficientes.
Então chegou o GP de Miami, com o anúncio de que Adrian Newey não continuaria na equipe após 2024. A peça principal na criação do conceito do carro da Red Bull deixou de fazer parte das reuniões de engenharia. O próprio engenheiro disse que passou a ter papel figurativo por lá.
Muricy Ramalho diz que a bola pune. Posso dizer, então, que a pista pune. De imediato, uma derrota para a Red Bull. Ok, uma bandeira amarela ajudou Norris, mas depois que assumiu a liderança, não foi mais ameaçado por Verstappen.
O fato é que a Red Bull, depois da saída de Newey, andou para trás. Não é só a McLaren evoluindo, mas andou para trás – literalmente. Antes de Zandvoort, Marko admitiu que a equipe iria usar ajustes antigos, pois, resumidamente, se perderam no meio do caminho.
Hoje, a McLaren tem melhor carro e, com peças importantes deixando a Red Bull, passa a ameaçar a equipe de Milton Keynes. Nos Construtores é bem plausível, mas já sonham com Norris desbancando Verstappen na disputa pelo título.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.