A Red Bull trabalha contra o tempo para diminuir seu déficit em relação à McLaren e promete introduzir atualizações significativas dentro de “três a cinco corridas” na Fórmula 1.
A escuderia de Max Verstappen e Liam Lawson iniciou a temporada atrás da atual campeã de construtores, que demonstrou desempenho superior desde os testes no Bahrein e confirmou sua força no Grande Prêmio da Austrália. O consultor Heltu Marko reconheceu que o maior desafio da Red Bull no momento é o desgaste dos pneus em ritmo de corrida e garantiu que já há esforços para corrigir essa deficiência.
“Sabíamos, desde os testes no Bahrein, que os McLarens eram um pouco mais rápidas do que nós”, declarou ao Viaplay. “Reduzimos essa vantagem, eu diria, de meio segundo para dois ou três décimos. Podemos segui-los por seis a oito voltas, mas a degradação dos pneus chega mais cedo”.
“Esse é o principal problema, com alguns outros problemas também. Mas nós os conhecemos e eles estão trabalhando duro. Em três ou cinco corridas, espero que possamos resolver o problema, para que tenhamos um carro no mesmo nível do McLaren”.
A equipe austríaca tem um prazo apertado para reverter a situação antes que o foco da Fórmula 1 se volte para o novo regulamento de 2026. O desafio, no entanto, não será simples, já que no ano passado a Red Bull enfrentou dificuldades semelhantes ao seguir uma direção equivocada de desenvolvimento. Isso comprometeu o equilíbrio do carro de 2024 e exigiu ajustes para recuperar a competitividade na reta final da temporada.
Por outro lado, o chefe de equipe Christian Horner se mostrou otimista com a evolução do modelo deste ano e acredita que a estabilidade da nova plataforma facilitará as correções necessárias. Segundo ele, a otimização do equilíbrio entre a dianteira e a traseira deve impactar positivamente a durabilidade dos pneus nas próximas corridas.
“Quando você tem um carro bem equilibrado, o mundo inteiro parece diferente”, afirmou Horner. “As características desse carro são muito mais calmas do que as do RB20. Não há os estalos desagradáveis que havia no RB20, o que nos dá uma plataforma boa e dinâmica para desenvolver o carro ao longo da temporada”.