A Red Bull Racing revelou uma pintura especial para o RB21 no Grande Prêmio do Japão em homenagem ao último ano de sua parceria com a Honda. A equipe adotará um esquema de cores branco e vermelho inspirado no icônico RA272, carro que deu à Honda sua primeira vitória na Fórmula 1, em 1965.
O tributo ocorrerá em um fim de semana especial para os fãs japoneses, que acompanharão a estreia de Yuki Tsunoda como companheiro de equipe de Max Verstappen diante de sua torcida local. O piloto japonês assumirá a vaga na Red Bull no lugar de Liam Lawson, que retorna à Racing Bulls.
“Nosso relacionamento com a Honda merece comemoração, tem sido de sucesso contínuo e trouxe à equipe um dos períodos mais triunfantes e dominantes da nossa história”, afirmou o chefe de equipe Christian Horner.
“Max ganhou quatro títulos mundiais com uma unidade de potência Honda, e a equipe levantou dois títulos de Construtores. Além disso, a confiabilidade da Honda permitiu que ela completasse a temporada de maior sucesso na história do esporte em 2023. Esta pintura é uma homenagem ao sucesso da Honda no esporte e ao último ano do que tem sido uma parceria completamente agradável. Estou ansioso para vê-la na pista”, acrescentou.
Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation (HRC), também celebrou a homenagem: “É muito emocionante ver a pintura tributo RA272 na mais recente máquina da Red Bull Racing, no último ano da parceria entre a Honda e a Red Bull. Nosso caminho de sucesso continuará a brilhar na história da F1.”
Esta não será a primeira vez que a Red Bull competirá com um carro branco. Em 2021, a equipe já havia utilizado uma pintura especial no Grande Prêmio da Turquia.
Além da homenagem, a Red Bull e a Racing Bulls farão uma exibição especial nas ruas de Tóquio na quarta-feira anterior, 2. Verstappen, Tsunoda, Lawson e Isack Hadjar participarão do evento pilotando um Honda RA272, o RB16B – carro com o qual Verstappen conquistou seu primeiro título mundial – e dois RB7s, modelo que rendeu à equipe dois campeonatos em 2011.