Após Andrea Kimi Antonelli ter sido alvo de ataques agressivos na internet em decorrência do comentário de Helmut Marko, consultor da Red Bull, insinuando que o novato da Mercedes havia facilitado a ultrapassagem de Lando Norris no GP do Catar de Fórmula 1, a equipe austríaca usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 1º, para se retratar.
“Comentários feitos antes do final e imediatamente após o GP do Catar, sugerindo que o piloto da Mercedes Kimi Antonelli havia permitido deliberadamente que Lando Norris o ultrapassasse, estão claramente incorretos”, escreveu a RBR na publicação.
“As imagens da prova mostram Antonelli momentaneamente perdendo o controle de seu carro, permitindo assim que Norris passe por ele. Lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a sofrer abuso online”, completou a escuderia.
Ao ultrapassar Kimi, depois do erro do jovem italiano, Norris assumiu a quarta posição na corrida, o que lhe garantiu um cenário confortável na briga pelo título da temporada, mesmo após a vitória de Max Verstappen no Catar, que ultrapassou Oscar Piastri, companheiro de Lando na McLaren, na classificação geral e agora está 12 pontos atrás do britânico, restando apenas uma corrida para o fim da temporada. Conhecido por seus comentários polêmicos, Marko não perdoou Antonelli e foi logo disparando contra o jovem italiano.
“Foram duas vezes em que ele mais ou menos deixou Lando passar. Foi tão óbvio”, comentou o consultor austríaco.
O comentário chegou aos ouvidos de Toto Wolff, chefe da Mercedes, que saiu em defesa de seu piloto e criticou duramente a fala conspiratória do consultor da Red Bull.
“Deus o abençoe, Helmut. Isso é um absurdo total e absoluto, que me deixa louco só de ouvir. Estamos lutando pelo segundo lugar no campeonato [de construtores], o que é importante para nós. Kimi está lutando por um possível P3 [na corrida]”, comentou Toto, visivelmente irritado.
“Quero dizer, como você pode ser tão estúpido a ponto de dizer algo assim? E isso me irrita, porque estou irritado com a corrida em si, como ela foi. Estou irritado com o erro no final. Estou irritado com outros erros. E então ouvir esses absurdos me deixa louco”, completou Wolff.
A repercussão negativa obrigou Marko a também se retratar e se desculpar com Antonelli.
“Revendo as imagens com atenção, percebi que não houve nada intencional. Sinto muito por todos os ataques que ele recebeu. Quero deixar claro: ele não deixou Norris passar de propósito”, falou o austríaco de 82 anos.






