Da série maluquices do calendário do futebol nacional, eis que surge uma rodada do Campeonato Brasileiro no meio do caminho entre o fim da Data Fifa e o começo da Copa do Mundo de Clubes. E ela acontece nesta quinta-feira. Os mais desavisados passariam batido, mas tem muito jogo importante.
O torcedor ainda está pensando na nova Seleção Brasileira agora comandada por Carlo Ancelotti, com esperança. Ao mesmo tempo, quem não é torcedor de Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras está com aquela invejinha do que vem por aí, o mundial de clubes.
Mas, para tudo, porque agora tem o Brasileirão no meio do caminho! E é uma rodada especial porque pode mexer em posições importantes na tabela e mais: do jeito que a classificação estiver ao fim da noite de hoje, vai permanecer pelo prazo de um mês.
Desta forma, o Cruzeiro poderá assumir a liderança do campeonato se ganhar do Vitória no Barradão. Palmeiras e Flamengo vão disputar o mundial sabendo que o campeonato nacional tem um novo e competitivo líder.
O mesmo vale para o Bragantino, que enfrenta o Bahia também com chance de liderar a classificação caso vença.
Na parte de baixo da tabela, a mesma coisa. São Paulo e Vasco se enfrentam no Morumbi e os dois times precisam vencer para encarar a pausa do meio da temporada com um pouco mais de tranquilidade. Nada pior do que passar um mês inteiro na zona da degola ou muito perto dela. Situação semelhante em Fortaleza x Santos, um jogo de pegar fogo, com os dois times tentando escapar da zona de rebaixamento.
Trata-se de uma rodada meio clandestina no meio do campeonato. Como se fosse um penetra numa festa, uma azeitona inesperada no meio da empada, uma visita que chega de repente. Mas vale muito.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.