O meio-campista Rodri, do Manchester City, ganhou nesta segunda-feira, 28, o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo da revista France Football em parceria com a Uefa. O espanhol de 28 anos levou a melhor na disputa contra o brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, que ficou na segunda posição. Jude Bellingham, também do Real, completou o top 3.
Considerado como grande favorito ao cobiçado troféu, Vini Jr não viajou para a premiação, assim como toda a delegação do Real Madrid. Desde as primeiras horas do dia, a imprensa espanhola noticiou o boicote do time merengue justamente por saber antecipadamente que o brasileiro não seria premiado. O Real se revoltou com a decisão e disse que a “Bola de Ouro não respeita o clube”.
Rodri foi campeão da Premier League e do Mundial de Clubes pelo Manchester City e também fez parte da seleção espanhola que conquistou a Eurocopa, torneio onde ele foi eleito o melhor jogador. O meio-campista marcou nove gols e deu 13 assistências no período de análise do prêmio. Além disso, um estudo do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) apontou Rodri como o jogador com a performance de maior impacto na temporada 2023/24 entre 54 ligas ao redor do mundo.
Na versão feminina do prêmio, também deu Espanha, com Aitana Bonmatí levando o troféu pelo segundo ano consecutivo. A meio-campista do Barcelona faturou os títulos do Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Champions League. Ela marcou 19 gols e distribuiu 17 assistências em 41 partidas.
Pela seleção espanhola, Bonmatí conquistou a Liga das Nações e também disputou os Jogos Olímpicos de Paris, onde a equipe terminou em quarto lugar.
Veja abaixo os vencedores nas outras premiações:
Melhor treinador
Carlo Ancelotti – Real Madrid
Melhor treinadora
Emma Hayes – Seleção dos Estados Unidos
Troféu Kopa (melhor jogador sub-21)
Lamine Yamal – Barcelona/seleção da Espanha
Troféu Yashin (melhor goleiro)
Emiliano Martínez – Aston Villa/seleção da Argentina
Gerd Müller (artilheiro da temporada)
Harry Kane – Bayern de Munique/seleção da Inglaterra – 52 gols
Kylian Mbappé – PSG/seleção da França – 52 gols
Prêmio Sócrates (reconhecimento a atletas envolvidos em causas sociais)
Jenni Hermoso – Tigres/seleção da Espanha