Maior vencedor de Roland Garros com14 títulos, Rafael Nadal receberá uma homenagem na edição deste ano do Grand Slam francês. A direção do torneio revelou a data e alguns detalhes do evento em comemoração ao Rei do Saibro, que se aposentou das quadras no ano passado.
A celebração ao espanhol dono de 22 títulos de Grand Slams vai acontecer no domingo, 25 de maio, na Phillipe Chatrier, após os jogos da primeira rodada do Major na lendária quadra. Além disso, uma exposição imersiva também será dedicada a ele durante toda a competição.
“O torneio olha para o futuro, mas não esquece os que nos fizeram vibrar e, em especial, Rafa Nadal, que marcou a história de Roland Garros de muitas maneiras, e, sobretudo, com os seus 14 títulos, que talvez nunca ninguém consiga igualar”, afirmou a ex-tenista Amélie Mauresmo, diretora do torneio.
Mauresmo ainda contou que Nadal não quis ser homenageado pelo Grand Slam no ano passado, quando perdeu para o alemão Alexander Zverev na primeira rodada, porque ainda não havia decidido se aquela seria sua última participação em Paris.
“Acho que ele gosta tanto de Roland Garros, que estava muito feliz em saber que o temos no coração. Queremos render-lhe homenagem, mas também queremos que se sinta confortável com tudo o que vamos propor”, acrescentou a diretora.
Nadal ainda será o promotor do Grand Slam francês, o qual venceu nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022.
“Quem melhor para falar do nosso torneio do que Rafa Nadal? Ele aceitou e é único que um campeão da sua dimensão esteja associado a um torneio de Grand Slam”, falou Amélie.
“Sabíamos que Rafa não iria durar para sempre, e não estou dizendo que será substituído, porque 14 títulos são uma história incrível, ainda mais quando conquistados em 20 anos. É algo que provavelmente ninguém irá igualar. Mas a vida continua, o torneio continua, e queremos que ele fique conosco de uma forma ou de outra”, finalizou Mauresmo.