O judô brasileiro começou o Grand Prix da Áustria, em Linz, com o pé direito e já no primeiro dia de competição faturou duas medalhas. Nesta sexta-feira, 7, Ronald Lima (66kg) fez campanha perfeita, venceu cinco combates e conquistou o primeiro ouro do País na temporada, enquanto Michel Augusto (60kg) completou a dobradinha com a medalha de bronze.
“Essa medalha é muito importante para mim, pois é a minha primeira no Circuito IJF. Ela ser de ouro significa que o trabalho está dando resultado, então é um passo importante para todas as competições e para me consolidar no ranking internacional”, disse Ronald.
Número 62 no ranking mundial, ele ficou de bye na primeira rodada e estreou contra o brasileiro naturalizado português Rodrigo Lopes, conseguindo vencer com dois waza-ari. Em seguida, nas oitavas de final, passou pelo ucraniano Mykyta Holoborodko com um ippon relâmpago, para ir às quartas de final, na qual, em menos de 30 segundos, conseguiu projetar o israelense Guy Gutman em waza-ari e encaixar um estrangulamento.
Na semifinal, o brasileiro teve pela frente o japonês Kairi Kentaku, vice-campeão mundial júnior em 2024, e não deu chances ao adversário. Anotou dois waza-ari no placar, confirmou a vitória e garantiu a vaga em sua primeira final no Circuito Mundial Sênior.
Na decisão, Ronald encarou o também japonês Shuntaro Fukuchi, que foi campeão mundial júnior justamente sobre Kentaku, em 2024. O brasileiro novamente performou muito bem e conseguiu se defender da forte luta de solo do adversário, chegando a sair de uma imobilização a um segundo do yuko. Mas, perto do fim, foi no mesmo solo que conseguiu imobilizar Fukuchi por 18 segundos, chegando bem perto do ippon, mas o suficiente para o waza-ari. No pouco tempo que sobrou no relógio, conseguiu segurar a vantagem para celebrar a medalha de ouro.
Ronald tem apenas 20 anos, é atleta do Esporte Clube Pinheiros e está em seu primeiro ano na classe sênior. Há alguns anos já desponta como um dos principais nomes do meio-leve masculino no cenário nacional e, em 2024, foi campeão das duas principais competições da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) entre adultos: o CBI Troféu Brasil e o Campeonato Brasileiro Sênior.
Michel Augusto vence cubano e leva bronze no peso ligeiro
Na categoria mais leve entre os homens, Michel Augusto (60kg) fez ótima campanha e terminou o dia com a medalha de bronze, sua primeira em 2025.
Cabeça de chave número 3, ele estreou direto nas oitavas de final e venceu o cazeque Talgat Orynbassar de virada, após estar com um yuko de desvantagem no placar. Na luta seguinte, contra o espanhol Luis Barroso Lopez, nas quartas de final, também chegou a ficar atrás na pontuação, com um yuko e um waza-ari contra, mas foi resiliente e conseguiu o ippon para avançar à semifinal. Nesta fase, ele teve um confronto duro com o japonês Yusei Adachi e foi derrotado com dois yuko do adversário.
Na decisão pelo bronze, Michel teve pela frente o cubano Jonathan Charon. A luta seguiu até o golden score, quando o brasileiro conseguiu projetar o adversário em yuko para garantir sua segunda medalha no Circuito Mundial Sênior.
“Estou muito feliz com minha primeira medalha do ano. É um sentimento muito bom. Foi uma competição muito dura e tive adversários muito fortes. Sei que ainda tenho muito o que melhorar e, com esse resultado, acho que terei uma motivação maior para as próximas competições”, disse Michel.
Aos 20 anos, Michel Augusto já é atleta olímpico e representou o judô brasileiro em Paris-2024. Em 2023, o judoca do SESI São Paulo foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, e, no ano seguinte, conquistou o ouro no Pan-Americano Sênior e prata no Grand Prix de Portugal.
Bianca Reis e Clarice Ribeiro caem nas preliminares
No feminino, o Brasil teve duas representantes neste primeiro dia de competição. Clarice Ribeiro (48kg) venceu a primeira luta contra a húngara Rebeka Maria Koszegi, com um yuko, mas na rodada seguinte levou a pior nas punições diante da holandesa Amber Gersjes (3-2).
Já Bianca Reis (57kg) parou na primeira rodada contra a também holandesa Shannon Van De Meeberg, nas punições (3-1).
O Grand Prix da Áustria segue neste sábado, 8, com mais cinco brasileiros no tatame: Rafaela Silva (63kg), Nauana Silva (63kg), Vinicius Ardina (73kg), Gabriel Falcão (81kg) e Luan Almeida (81kg).
*Com Confederação Brasileira de Judô