Nico Rosberg fez um alerta contundente a Charles Leclerc sobre a convivência com Lewis Hamilton na Ferrari. Segundo o campeão mundial de Fórmula 1 de 2016, o monegasco deve estar preparado para possíveis “punhaladas no coração” ao lidar com a habilidade do heptacampeão – que chegou a Maranello com status de estrela e cercado de grandes expectativas – de se movimentar nos bastidores da equipe.
Formado na Academia de Pilotos da Ferrari, Leclerc vive sua sétima temporada com o time italiano e é considerado o líder natural da equipe. No entanto, a chegada de Hamilton no início de 2025 balançou essa dinâmica. Apesar de Leclerc ter dominado o confronto direto com o parceiro até aqui, o britânico já começou a se movimentar nos bastidores para influenciar a equipe.
Rosberg, que foi companheiro de Hamilton na Mercedes entre 2013 e 2016 e protagonizou uma das rivalidades mais intensas da Fórmula 1 recente, compartilhou uma experiência pessoal para ilustrar seu ponto de vista.
“Há muito lobby que você pode fazer como piloto e que lhe beneficiaria”, afirmou ao podcast Sky Sports F1. “Esse era um dos maiores pontos fortes de Lewis, e quando eu estava lutando com ele na Mercedes, ele era muito bom em construir relacionamentos fortes com toda a liderança da Mercedes. Ele usará essas habilidades agora na Ferrari porque nunca é demais receber cada vez mais apoio da equipe.”
O alemão ainda relembrou um episódio para exemplificar a situação. “De repente, eu descobri que: ‘Ah, Lewis foi jantar em Stuttgart ontem à noite com Dieter Zetsche’, que era CEO da Daimler. Só de ouvir aquilo foi como uma punhalada no coração, porque quem sabe do que estão falando? Ele era muito bom nisso”, afirmou.
Hamilton, de fato, já começou a trabalhar nos bastidores e revelou recentemente ter elaborado dossiês com sugestões de melhorias para a Ferrari, que foram compartilhados diretamente com o presidente John Elkann, o CEO Benedetto Vigna e o chefe de equipe, Frédéric Vasseur.
Apesar de ainda estar atrás de Leclerc em desempenho na pista, Hamilton tem demonstrado comprometimento e recebeu elogios por parte de Rosberg.
“É bom ouvir que Lewis está se esforçando ao máximo,” disse o ex-piloto. “Ele está supercomprometido e supermotivado, o que é ótimo de ver… mas não está sendo fácil para ele”, finalizou Rosberg.
Após as tradicionais férias de verão, a temporada da F1 será retomada a partir do próximo dia 29, quando começam as atividades para o Grande Prêmio da Holanda, no domingo, 31, com cobertura completa do BandSports.






