Há pouco mais de um mês, Max Verstappen parecia fora da disputa pelo título da Fórmula 1. Agora, depois de um fim de semana perfeito nos Estados Unidos, o holandês ganhou fôlego para protagonizar o que pode vir a ser uma das reações mais impressionantes da história recente da categoria. Com um início de segundo semestre arrasador, o piloto da Red Bull transformou uma diferença de 104 pontos para o líder Oscar Piastri em uma desvantagem de apenas 40 e sonha cada vez mais com o pentacampeonato.
Com cinco GPs restantes no calendário, incluindo duas corridas sprint (Brasil e Catar), ainda há 141 pontos em jogo até o fim da temporada. E, se depender do desempenho recente, Verstappen chega com força total na disputa contra Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren. O holandês venceu três das últimas cinco corridas (Itália, Azerbaijão e Estados Unidos), foi segundo nas outras duas (Holanda e Singapura), e somou 119 pontos — quase o dobro de Piastri, que fez 62 no mesmo período. No momento, Piastri lidera com 346 pontos, contra 332 de Norris e 306 de Verstappen.
A matemática é clara: para conquistar seu quinto título mundial, Verstappen precisa tirar, em média, oito pontos por corrida de Piastri. Se conseguir manter essa média, igualará o australiano na pontuação final. Nesse caso, o título seria decidido no critério de desempate por número de vitórias (atualmente, Piastri tem sete contra cinco de Verstappen). Se conseguir mais do que os oito pontos de média, o holandês será campeão sem precisar fazer contas.
Além do próprio desempenho, Verstappen também se beneficia do momento vivido pelas equipes. A Red Bull voltou mais forte após a pausa do meio de temporada, impulsionada pela chegada do novo chefe de equipe, Laurent Mekies. Já a McLaren, campeã antecipada do Mundial de Construtores, diminuiu o ritmo de desenvolvimento do carro para focar nas mudanças técnicas previstas para 2026, o que pode abrir ainda mais espaço para a reação do piloto holandês.
“A chance está aí. Nós só temos que tentar conseguir esse tipo de fim de semana até o fim. Vamos tentar com tudo que pudermos. É empolgante, e eu estou muito empolgado até o fim”, disse Verstappen depois a etapa dos Estados Unidos, onde venceu tanto a sprint race quanto a corrida de domingo.
A batalha intensa continua já neste fim de semana com o GP do México, prova que traz boas recordações para Verstappen. Desde seu retorno ao calendário da F1, em 2015, o Autódromo Hermanos Rodríguez foi palco de nove corridas, das quais o holandês triunfou em cinco. As atividades começam nesta sexta-feira, 24, com cobertura completa do BandSports.






