Não foi com facilidade que Aryna Sabalenka se classificou para as oitavas de final do WTA 1000 de Roma. Em uma partida com muitas oscilações, a número 1 do mundo não apresentou o seu melhor tênis, mas conseguiu superar os erros e venceu, de virada, a norte-americana Sofia Kenin por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/3.
Com este resultado, Sabalenka chegou a quatro vitórias sobre Kenin em cinco confrontos, o único revés aconteceu justamente no saibro de Roma, em 2023. Em busca de seu primeiro título na capital italiana, a bielorrussa foi campeã do WTA 1000 de Madri no fim de semana passado e chegou a 33 triunfos na temporada e apenas cinco derrotas. Além de Madri, ela também faturou os troféus dos torneios de Brisbane e Miami, e ficou com o vice do Australian Open, de Indian Wells e Stuttugart.
A próxima adversária de Sabalenka será a ucraniana Marta Kostyuk, que bateu a canadense Leylah Fernandez em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/2. Aryna leva vantagem sobre Kostyuk, tendo vencido os três jogos entre as duas, o último deles em Madri, há dez dias, na campanha pelo título.
O jogo
Muito errática no início da partida, a líder do ranking viu Kenin quebrar seu saque em três oportunidades e dominar o primeiro set sem grandes dificuldades, mesmo também não tendo uma atuação primorosa, para fechar em 43 minutos.
Após ida ao vestiário entre uma parcial e outra, Sabalenka controlou o nervosismo e voltou para o segundo set quebrando o serviço da norte-americana quando o jogo estava em 1/1. A bielorrussa se aproveitou da instabilidade de Kenin, que cometeu quatro duplas faltas, conseguiu quebrar o saque da adversária novamente e sacou para empatar a partida após 39 minutos.
O terceiro set começou com Sabalenka quebrando o serviço de Kenin após sete break points. A número 31 do mundo, no entanto, devolveu a quebra de zero logo em seguida e empatou a partida. Mas Aryna voltou a ser melhor no saque da adversária e abriu vantagem novamente. Mesmo cometendo três duplas faltas seguidas, a norte-americana conseguiu salvar dois match points e forçou a rival a sacar para a partida. Então foi a vez da bielorrussa fazer uma dupla falta no terceiro match point, mas ela não se abalou e fechou o confronto na sequência.