Aryna Sabalenka admitiu que errou ao desmerecer a conquista de Coco Gauff na final de Roland Garros. Após ser derrotada pela norte-americana, a número 1 do mundo deu uma declaração polêmica afirmando que Gauff só venceu porque ela mesma havia jogado mal. Agora, a bielorrussa se retratou pelas palavras e revelou ter se desculpado diretamente com a adversária.
“Isso foi completamente antiprofissional da minha parte”, reconheceu Sabalenka em entrevista ao ao Eurosport. “Deixei minhas emoções me dominarem. Me arrependo profundamente do que disse após o jogo. Sabe, todos nós cometemos erros. Sou apenas um ser humano que ainda está aprendendo na vida.”
“Escrevi para Coco depois – não imediatamente, mas recentemente. Queria ter certeza de que ela sabia que merecia vencer o torneio e que eu a respeito”, contou a bielorrussa.
A derrota em Roland Garros repetiu o resultado da final do US Open de 2023, quando Sabalenka também saiu na frente ao vencer o primeiro set, mas acabou superada por Gauff. Diante das lições acumuladas, a tenista afirmou que o episódio a fez refletir sobre sua postura e maturidade no circuito.
“Nunca tive a intenção de atacá-la. Eu estava muito emotiva e não muito inteligente naquela coletiva de imprensa”, disse. “Levei um tempo para voltar e pensar sobre isso, encarar a situação com os olhos abertos e entender. Eu percebi muito sobre mim mesma.”
“Sou eu quem sempre trata minhas oponentes com muito respeito, seja ganhando ou perdendo. Sem esse respeito, eu não estaria onde estou hoje. Então, foi uma lição difícil, mas muito valiosa para mim”, concluiu.