A paulista Sabrina Custódia conquistou sua primeira medalha de ouro em Mundiais nesta quinta-feira, 16, na prova de 1 km contrarrelógio da classe C2 (atletas que utilizam bicicletas convencionais) do Campeonato Mundial de ciclismo de Pista Paralímpico, realizado no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro.
Com o tempo de 1min20s020, Sabrina estabeleceu o novo recorde mundial da classe C2, em prova que estreou no calendário do Mundial em 2025, substituindo o formato anterior de 500 metros. O pódio foi completado pela suíça Flaurina Rigling (1min20s299, prata) e pela alemã Maike Hausberger (1min21s476, bronze).
“Treinei muito para essa prova e estava focada em entregar o meu melhor. É resultado de um trabalho coletivo, com apoio de muita gente, especialmente do meu marido, Matunaga”, destacou a atleta.
No mesmo dia, a paranaense Victoria Barbosa conquistou a medalha de prata na prova de sprint da classe C1, sendo superada pela australiana Tahlia Clayton-Goodie.
Entre os homens, o paulista Ricardo Alafim encerrou o 1 km contrarrelógio em quarto lugar. O atleta marcou 1min06 na classificatória e 1min07 na final, ficando a menos de um segundo da medalha de bronze. O pódio foi formado pelo espanhol Alfonso Cabello Llamas (1min3s513, ouro), o alemão Blaine Hunt (1min4s045, prata) e o austríaco Josef Franz-Lasser (1min7s125, bronze).
*Com Comitê Paralímpico Brasileiro






