A McLaren assumiu a liderança do Mundial de Construtores da Fórmula 1 após o GP do Azerbaijão, em meados de setembro, e encerrou um jejum de dez anos sem ocupar o topo da classificação. Se a equipe de Lando Norris e Oscar Piastri terminar a temporada nessa posição, vai derrubar uma escrita ainda maior e que já dura 26 anos.
O último título da escuderia de Woking veio no dia 1º de novembro de 1998, no Grande Prêmio do Japão, com Mika Hakkinen conquistando sua oitava vitória na temporada – e a nona da equipe – para garantir tanto o troféu de pilotos quanto o de construtores.
As quase três décadas do time papaia longe topo nos leva a uma pergunta: como era o mundo no último no título da McLaren na Fórmula 1? Vamos fazer uma viagem no tempo para descobrir!
Cenário na categoria
No início da temporada de 1998, Jacques Villeneuve era o então campeão mundial, tendo derrotado Michael Schumacher na disputa pelo título de 1997. A Williams de Villeneuve conquistou seu segundo título consecutivo de construtores, à frente de Ferrari e Benetton – com a McLaren em quarto.
O time inglês passava por mudanças internas após a chegada de Adrian Newey em 1997 como diretor técnico. O projetista chegou tarde demais para melhorar o carro daquele ano, mas se concentrou no MP4/13 para 1998, que se tornaria uma força dominante e daria à equipe dois campeonatos.
Primeiros passos dos atuais campeões
Coincidentemente, havia três campeões mundiais no grid no início de 1998 – Schumacher, Damon Hill e Villeneuve – o que marca o mesmo número de vencedores de títulos na ativa em 2024: Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Max Verstappen.
E o que os campeões de hoje estavam fazendo em 1998? Aos 17 anos, Alonso vinha subindo na classificação em campeonatos mundiais de kart e faria sua estreia em monopostos na Fórmula Nissan em 1999. Já Hamilton, com 13 anos de idade, também já impressionava no kart, tanto que se juntou ao Programa de Jovens Pilotos da McLaren em 1998. Enquanto ambos já iniciavam a caminhada no automobilismo, Verstappen ainda tentava acertar seus primeiros passos na vida com apenas um ano de idade.
Por outro lado, um quarto do grid atual da F1 não era nem nascido em 1998. A dupla atual da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, ainda não havia chegado ao mundo, assim como Guanyu Zhou, Yuki Tsunoda e Franco Colapinto.
O esporte em outras partes do mundo
A França comemorava seu primeiro título da Copa do Mundo ao derrotar o Brasil sob o comando de Zinedine Zidane. Na Inglaterra, o Arsenal havia conquistado o título da Premier League na temporada 1997/98 – a primeira campanha completa do técnico Arsene Wenger.
No lendário torneio de Wimbledon, Pete Sampras e Jana Novotna ergueram o troféu. Nos Estados Unidos, o Super Bowl de 1998 viu o Denver Broncos triunfar sobre o Green Bay Packers para faturar sua primeira conquista.
Música, cinema e TV
No Oscar de 1998, Titanic arrebatou um total de 11 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Canção Original por My Heart Will Go On, de Celine Dion. A produção igualou o maior número de prêmios ganhos por um único filme na cerimônia junto de Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).
Na televisão, a quinta temporada de Friends havia chegado recentemente às telas, com a abertura da temporada atraindo 31,12 milhões de espectadores nos EUA. A sitcom continuaria por mais cinco temporadas até seu final em 2004.
A música que estava em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido quando a McLaren assegurou o título era Believe, de Cher, que passou um total de sete semanas no topo e se tornou o single mais vendido no país naquele ano.
Nova era tecnológica
Dois meses antes de a McLaren conquistar o campeonato de 1998, um dos patrocinadores atuais da equipe nascia. O Google foi fundado, com o mecanismo de busca da empresa lançado pela primeira vez.
Ainda no âmbito tecnológico, o primeiro serviço de toques para celular para download foi criado na Finlândia, enquanto as crianças estavam colocando as mãos no novo Gameboy Color.