Apesar de ter sido desclassificado do GP de Las Vegas no último domingo, 23, e ter visto Max Verstappen crescer na briga pelo título, Lando Norris ainda é o grande favorito para ser o campeão desta temporada da Fórmula 1.
O britânico da McLaren está na liderança da classificação do Mundial de Pilotos com 390 pontos. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, e Verstappen, da Red Bull, aparecem logo abaixo empatados com 366 pontos, e ainda têm chances de levantar o troféu.
Com apenas duas etapas para o fim do campeonato (Catar e Abu Dhabi), a chance de Norris ser campeão antecipado é uma realidade para o piloto do carro número 4. Caso o britânico termine a sprint race pelo menos na sexta posição e vença a corrida regular no Catar no fim de semana, ele fatura o título inédito, independentemente do resultado de seus adversários.
Se Verstappen ou Piastri ficarem com a vitória na corrida de domingo, 30, mesmo sem pontuar na sprint, Lando ainda não poderá comemorar antecipadamente, mesmo que fique em segundo na prova principal e em primeiro na sprint. Neste cenário, Norris iria a 416 pontos contra 391 de quem ganhar a corrida (Verstappen ou Piastri). Ou seja, a diferença seria de 25 pontos, exatamente a pontuação que ainda estará em jogo na última etapa, em Abu Dhabi.
Caso Verstappen triunfe no Catar, ele, Norris e Piastri chegam ao circuito de Yas Marina com o mesmo número de vitórias na temporada: sete.
E se Norris não pontuar na sprint race?
Considerando a hipótese de o britânico não pontuar na sprint, ainda assim o cenário pode lhe ser favorável. Se ele vencer a corrida regular e Verstappen ou Piastri não cruzarem a linha de chegada em segundo, Norris será campeão.
Ainda neste cenário em que Lando não pontue na sprint mas vença a corrida regular, Verstappen ou Piastri só se manteriam vivos na briga pelo título caso cheguem pelo menos em segundo tanto na sprint quanto na corrida regular.
As atividades para o GP do Catar começam já nesta sexta-feira, 28, com cobertura completa do BandSports.






