Carlos Sainz foi o piloto mais rápido dos testes oficiais de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, de 26 a 28 de fevereiro, na semana passada. No entanto, o fato de ter cravado o melhor tempo de todas as sessões com a Williams, 1min29s348, e dado 127 voltas no segundo dia de atividade não deram ao espanhol a sensação de já ter desvendado todos os segredos de seu novo carro.
Estreante na equipe britânica, o ex-piloto da Ferrari esbanjou sinceridade e admitiu que ainda se sente “um pouco perdido” no cockpit do FW47.
“Em termos de estilo de pilotagem, ainda estou entendendo o que preciso fazer com este carro para ir rápido, porque, para ser honesto, ainda estou um pouco perdido sobre onde encontrar o tempo de volta”, contou Sainz.
Mesmo ainda não tendo encontrado a sintonia perfeita com o carro da Williams, o vencedor de quatro GPs reconheceu a importância de ter pilotado nas duas sessões da última quinta-feira, 27, para ganhar quilometragem e melhor entendimento do FW47.
“E é por isso que [aquela] atividade foi importante para eu entender de onde vem o tempo de volta”, disse ele. “Sinto que quando forço, consigo chegar a um nível decente, mas ainda não sei onde estão os últimos dois décimos do carro.”
Apesar de ainda não estar satisfeito com o que conseguiu tirar de sua Williams, Sainz chamou a atenção de alguns rivais com seu desempenho no Circuito Internacional de Sakhir.
Andrea Stella – chefe da McLaren, ex-equipe do espanhol – não deixou de notar a performance da Williams e acredita que o time de Grove pode em breve começar a incomodar as quatro grandes da F1 – Ferrari, Mercedes e Red Bull, além da McLaren, atual campeã de construtores.
Para Sainz, no entanto, ainda falta um ponto extra de desempenho, o que ele vai tentar encontrar nas primeiras corridas da temporada 2025.
“É isso que preciso descobrir durante as primeiras cinco, seis corridas, à medida que coloco mais pneus macios no carro, para tentar entender onde está isso, de onde virá o tempo de volta neste carro”, finalizou o piloto espanhol.
O GP da Austrália, no próximo dia 16, inaugura o calendário da Fórmula 1 neste ano, com cobertura completa do BandSports de todas as atividades para a primeira prova do ano.