O título do Campeonato Brasileiro Feminino A2 de 2025 é do Santos. No sábado, 30, as Sereias da Vila empataram em 1 a 1 com o Botafogo, na Vila Belmiro, em Santos, litoral sul de São Paulo. Como tinham vencido a partida de ida no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, na última terça-feira, 26, as paulistas ficaram com a taça.
A conquista premiou a melhor campanha do Brasileirão A2. Em 13 jogos, foram dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 24 gols marcados e seis sofridos. A atacante Laryh, com oito gols, foi a artilheira da competição.
Além do Santos, subiram à Série A1: o vice Botafogo e os semifinalistas Atlético-MG e Fortaleza. Eles ocuparão os lugares dos rebaixados Sport e 3B da Amazônia.
Apesar da maior presença ofensiva do Santos, quem chegou ao gol foi o Botafogo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, a atacante Carol caiu após dividida na área com a volante Rafa Andrade. A árbitra Deborah Cecília Corrêa foi chamada para conferir o lance no vídeo e marcou pênalti.
A própria Carol foi para a cobrança e teve o chute defendido por Stefane. O VAR, porém, entrou novamente em ação, identificou que a goleira santista se adiantou e a penalidade teve que ser repetida. Desta vez, a atacante das Gloriosas não desperdiçou.
No segundo tempo, brilhou a estrela de Carol Baiana. Autora do gol da vitória das Sereias no Rio de Janeiro, a centroavante saiu do banco de reservas e voltou a balançar as redes na decisão. Aos 35 minutos, a meia Suzane Pires cobrou escanteio pela direita, a goleira Michelle não afastou e a camisa 9 santista concluiu para a meta vazia.
Em vantagem no placar agregado, o Santos conseguiu administrar o empate e fez a festa dos 7.866 torcedores presentes na Vila Belmiro após o apito final.
*Com Agência Brasil






