O tricampeão mundial Max Verstappen defendeu a entrada de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1. O atual líder da Fórmula 2 é cotado para assumir o cockpit da Sauber no último assento vago para a próxima temporada da F1.
Em entrevista coletiva no GP de São Paulo, o piloto da Red Bull garantiu que não pensaria duas vezes se tivesse a opção de fechar com o jovem piloto brasileiro.
“Se eu estivesse na Sauber, já teria contratado Gabriel Bortoleto”, afirmou o holandês. “Especialmente pensando para o futuro, jovens pilotos e a grande mudança de regulamento para 2026, é sempre bom se acostumar com a equipe por um ano, podendo cometer erros aqui e ali, se integrar bem, conhecer o carro. Você sempre se sente muito mais preparado e confortável quando 2026 começar”.
Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 em seu ano de estreia e também tem brilhado na atual temporada da Fórmula 2, onde lidera o campeonato restando apenas duas etapas para o fim. Para Oscar Piastri, os resultados na pista mostram que ele merece um lugar na F1.
“Do meu ponto de vista, quando você alcança esse tipo de resultados, merece estar em um deles [carros de F1]. E eu tenho a experiência pessoal da dor de não conseguir um assento. Portanto, para o bem dele, espero que não tenha que passar por isso. Acho que ninguém jamais passará pelo mesmo que eu passei, mas acho que ele está fazendo um ótimo trabalho. Se ele está fazendo isso por mérito, merece uma vaga”, disse o piloto da McLaren.
A Sauber só confirmou até o momento a contratação de Nico Hulkenberg para 2025. Atual titular da equipe, Valtteri Bottas é um dos principais cotados além de Bortoleto. O argentino Franco Colapinto, da Williams, também é outro possível candidato.