A Seleção Brasileira feminina de futebol conheceu as adversárias da primeira fase da décima edição da Copa América, após sorteio realizado pela Conmebol, na quinta-feira, 19. Ao lado do Brasil, cabeça de chave do Grupo B por ser o atual campeão, estão Colômbia, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
O Grupo A é composto por Equador, Argentina, Chile, Uruguai e Peru. A competição será realizada no Equador, entre os dias 12 de julho e 2 de agosto de 2025.
Na primeira fase, as cinco equipes de cada grupo se enfrentam no formato de pontos corridos e todos contra todos. As duas primeiras colocadas avançam às semifinais, em que a líder do Grupo A encara a vice-líder do Grupo B, enquanto a líder do Grupo B terá pela frente a segunda melhor do Grupo A.
A partir da criação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Feminina, a Copa América não é mais classificatória para o Mundial, mas segue valendo vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, do qual participarão as finalistas do torneio.
As equipes que ocuparem as terceira, quarta e quinta posições da Copa América irão se classificar para os Jogos Pan-Americanos de Lima-2027. Para isso, na fase final, haverá confrontos entre as duas terceiras colocadas na fase de grupos para definir quem ficará com a quinta posição e entre as duas equipes eliminadas na semifinal para decisão das terceiras e quarta posições.
Das dez edições do torneio, o Brasil é o maior campeão, tendo levantado a taça nove vezes: 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022. No título mais recente, a seleção derrotou na final a Colômbia, então donas da casa e adversárias da primeira fase.
*Com Confederação Brasileira de Futebol