A Seleção Brasileira de Judô retornará aos tatames do Circuito Mundial IJF a partir desta sexta-feira, 7, no Grand Prix da Áustria. Após campanha com três quintos lugares no Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão, no último fim de semana, a equipe composta por 13 atletas vai em busca de novas medalhas na temporada 2025, em competição que pretende reunir mais de 400 judocas de 52 países.
Sediado na cidade de Linz, o Grand Prix da Áustria é uma etapa relativamente nova no Circuito Mundial, indo para sua terceira edição neste ano. Logo na estreia, em 2023, o Brasil conquistou uma medalha de ouro com Leonardo Gonçalves (-100kg) e duas de bronze com Marcelo Fronckowiak (-90kg) e Giovanna Santos (+78kg). Já em 2024, o País terminou a competição como líder do quadro geral de medalhas, com os ouros de Larissa Pimenta (52kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Beatriz Souza (+78kg), e o bronze de Rafael Buzacarini (100kg).
Neste ano, o time brasileiro na Áustria terá uma mistura de jovens atletas da nova geração e nomes mais experientes, mas que buscam se consolidar em novas categorias de peso.
No feminino, a equipe será composta por Clarice Ribeiro (48kg), Bianca Reis (57kg), Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg) e Dandara Camilo (78kg). Já o naipe masculino contará com Michel Augusto (60kg), Ronald Lima (66kg), Vinicius Ardina (73kg), Luan Almeida (81kg), Gabriel Falcão (81kg), Marcelo Fronckowiak (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).
Alguns destes atletas, como Ronald, Vinicius, Luan, Marcelo, Rafael e Nuana, já puderam sentir o clima austríaco neste ano, no tradicional treinamento de campo de Mittersill, que aconteceu em janeiro, e reuniu grandes estrelas e potências do judô mundial.
Nesta quinta, 6, o sorteio das chaves definiu o caminho dos atletas na competição.
No primeiro dia de disputas, Clarice Ribeiro (48kg) estreia contra a húngara Rebeka Rita Koszegi, e Bianca Reis (57kg) encara a holandesa Shannon Van De Meeberg. Já no masculino, Michel Augusto (60kg) aguarda o vencedor de Talgat Orynbassar (KAZ) x David Gauch (SUI), e Ronald Lima (66kg) enfrenta o luso-brasileiro Rodrigo Lopes.
No sábado, 8, segundo dia de competição, Rafaela Silva (63kg) tem pela frente a japonesa So Morichika, e Nauana Silva (63kg) a dinamarquesa Helene Christensen. Enquanto isso, no masculino, Vinicius Ardina (73kg) enfrenta o francês Eliot Preve; Luan Almeida (81kg) o também francês Arnaud Aregba; e Gabriel Falcão (81kg) o malaio Amir Majeed.
No domingo, 9, último dia de disputas, Dandara Camilo (78kg) aguarda o resultado de Lorena Perkovic (CRO) x Claudia Sperotti (ITA); Marcelo Fronckowiak (90kg) pega o vencedor de Jarne Duyck (BEL) x Boris Georgiev (BUL); Leonardo Gonçalves (100kg) também aguarda o adversário de Riku Hirami (JPN) x Ivan Rozga (CRO); e Rafael Buzacarini (+100kg), em primeira competição internacional no peso pesado, encara Giannis Antoniou, do Chipre.
*Com Confederação Brasileira de Judô