Conversas, risadas e muito treino, assim foi o período de preparação da Seleção Brasileira de taekwondo para o Campeonato Mundial em Wuxi, na China. Durante seis dias, 16 atletas e sete profissionais da comissão técnica realizaram o treinamento de campo no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. A atividade foi focada na integração do grupo e nos ajustes dos últimos detalhes técnicos.
O treinamento de campo envolveu uma rotina intensa de preparação, que incluiu trabalho técnico e físico, fisioterapia, massoterapia e psicologia. Os treinos foram feitos pela manhã, de segunda a sábado, combinados com as outras atividades para já incluir os atletas em um ambiente de concentração.
“Durante uma semana a gente se reuniu aqui para treinar e focar em busca dessa tão sonhada medalha. Então, estamos em preparação para, se Deus quiser, conseguir um ouro dessa vez”, disse Edival Pontes, o Netinho, que relembrou seu vice-campeonato no Mundial de Guadalajara, em 2022.
De acordo com o coordenador técnico, Henrique Precioso, o trabalho encerrou a preparação que foi feita durante todo o ano, incluindo treinamento de campo e competições internacionais para subir no ranking e pegar um bom chaveamento no campeonato mundial.
“Aqui é só lapidação, já com menos contato e intensidade, mais focado em fortalecer o espírito de grupo e senso de união. Esse treino é fundamental para que os atletas possam se conhecer melhor. Muitas vezes eles se encontram nas competições e não tem a oportunidade de saber qual é a realidade de cada um. Então, esse é um momento em que a gente fortalece o senso de equipe”, afirmou Precioso.
Além da integração e preparação, o camp já é considerado até mesmo uma aclimatação para os atletas. “Já entramos no clima do campeonato mundial estando com toda a comissão técnica e os atletas reunidos com o mesmo objetivo. É como se a gente já estivesse na China, já estamos com o pé lá, pensando na competição. E acabamos esquecendo um pouco as coisas que ficam para trás, nas nossas cidades e nas nossas equipes”, disse Maria Clara Pacheco, atual número 1 no ranking mundial.
Destaque da modalidade, Maria Clara vive uma boa fase na carreira. No último dia 1º, a atleta assumiu a liderança do ranking mundial e do ranking Olímpico na categoria feminina 57kg. Ela não esconde a expectativa para a competição e mira na superação da medalha de bronze de 2023.
“Esse campeonato não é só o alvo do meu ano, é o meu alvo de muito tempo. Desde que eu lutei o Campeonato Mundial em 2023, no Azerbaijão, e conquistei a medalha de bronze, eu penso nesse Campeonato Mundial de 2025 com muito carinho e com muita vontade de ganhar medalha de ouro”, contou Maria Clara.
O Mundial de Taekwondo 2025 será realizado de 24 a 30 de outubro em Wuxi, na China.
Veja os atletas convocados:
Feminino
Julia Silva Nazário
Camilly Gosch Camargo
Nivea Maria Barros da Silva
Maria Clara Lima Pacheco
Cleydene Kristina Soares de Sousa Carneiro
Milena Titoneli Guimarães
Thaisa da Silva Batista de Souza
Rainay Fidelis Pereira
Masculino
Matheus Gilliard Gonçalves Silva
Paulo Ricardo Souza de Melo
Guilherme dos Santos Morais
João Victor Souza Diniz
Edival Marques Quirino Pontes
Henrique Marques Rodrigues Fernandes
Ícaro Miguel Martins Soares
Pedro Arthur Alves Jesus
*Com Comitê Olímpico do Brasil






