A Seleção Brasileira feminina de futsal voltou a atropelar a Finlândia, desta vez por 10 a 0, na quarta-feira, 12. Marcaram para o Brasil Luciléia (2), Nati Detoni, Tampa (2), Vanessa, Vanin e Emilly (3). No primeiro amistoso disputado na última terça, 11, as brasileiras já haviam goleado as finlandesas por 9 a 0.
Os amistosos foram inéditos entre as duas seleções na história da modalidade e fez parte da preparação do Brasil para a Copa América, em março, que vale vaga para a primeira Copa do Mundo da modalidade.
O jogo
Com menos de um minuto de partida, Luciléia abriu o placar para o Brasil depois de uma bela jogada entre Amandinha e Emily. Com rápida troca de passes, as finlandesas tiveram dificuldade de marcação e Luciléia ampliou. A camisa 10 bateu cruzado e fez o segundo dela no jogo. Na sequência, Nati Detoni, bem posicionada, recebeu sozinha e fez o terceiro. Em seguida, Tampa fez mais dois gols e aumentou a goleada para 5 a 0 com apenas sete minutos de bola rolando. O sexto gol teve assistência da goleira Júlia. Vanessa só precisou dar um leve toque para a bola desviar para o fundo das redes.
Na volta para o segundo tempo, a seleção do técnico Wilson Saboia não demorou para dar continuidade à goleada. Melhor do mundo, Emilly marcou um golaço. De letra, ela assinalou o sétimo. O Brasil então acelerou ainda mais a troca de passes, encontrando muitos espaços e construindo boas jogadas. Após triangulação, Vanin balançou as redes para o Brasil mais uma vez. No fim da partida, Emilly caprichou e ampliou por cobertura. No lance seguinte, com chute cruzado de esquerda, a camisa 9 fechou o placar e o Brasil confirmou seu favoritismo diante da Finlândia.
Próximos desafios
Após começar a temporada em grande estilo com as goleadas sobre a Finlândia, o Brasil vai continuar na preparação para Copa América da modalidade, que acontece de 22 a 30 de março, em Sorocaba, interior de São Paulo, com a presença de dez seleções sul-americanas, e, também, para a primeira Copa do Mundo, em novembro de 2025, nas Filipinas.
*Com Confederação Brasileira de Futebol