Novidade com gosto de volta no tempo na disputa dos carros do Sertões 2025. A 33ª edição do maior rali das Américas abre espaço no grid para máquinas que aceleraram ao longo de sua trajetória com a categoria Sertões Classic. A ideia é celebrar essa história e homenagear momentos marcantes da prova.
“Decidimos criar a Sertões Classic para trazer de volta à ação várias máquinas que disputaram a prova ao longo dos anos e que, com a evolução técnica, deixaram de ser competitivas em relação ao equipamento mais recente”, contou Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões.
“Elas farão uma disputa à parte brigando pelo título que promete ser mais uma atração do rali. Nosso objetivo é também atrair nomes das antigas – já há alguns bastante interessados na categoria”, acrescentou Fabre.
A lista de modelos com a participação permitida inclui veículos utilitários 4×4 de produção regular cujo ano de lançamento seja anterior a 2005, ou seja, precisam ter pelo menos 20 anos.
Neste grupo, estão incluídos:
Mitsubishi L200 RI, RII e RIII (até 2005)
Mitsubishi L200 RS (2004 à 2010)
Mitsubishi Pajero TR4 RI, RII e RIII (2003 à 2009)
Mitsubishi Pajero Full (1992 à 2007)
Mitsubishi L200 Evolution I e II (2001 à 2004) com suspensão original.
Mitsubishi Pajero Evolution 1998 e 1999
Troller RF e T4
Chevrolet S10 primeira geração
Também será possível inscrever protótipos, 4×2 ou 4×4, com 20 anos ou mais de fabricação e/ou que tenham participado do Sertões até 2005. Nos dois casos, será necessário manter as características visuais originais de fábrica. Facelift, troca ou remodelagem da carroceria não serão permitidos, assim como o uso de motores V8 ou de câmbios do tipo sequencial. A troca do motor será autorizada, desde que de acordo com a categoria correspondente à época, como motores à diesel por motores à gasolina V6 em carros Super Production. O uso de pneus específicos para competição é proibido.