Sertões divulga roteiro e vai passar por cinco Estados brasileiros - Portal
  • MENU
    • Além do Cockpit
    • Automobilismo
    • Coluna do Laza
    • Futebol
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO
Portal
No Result
View All Result
Portal
No Result
View All Result
Inicio Automobilismo

Sertões divulga roteiro e vai passar por cinco Estados brasileiros

Redação BandSportsporRedação BandSports
junho 2, 2025
in Automobilismo, Em Alta
0
Sertões divulga roteiro e vai passar por cinco Estados brasileiros

Roteiro da 33ª edição do maior rally das Américas une tradição e novidade e vai de Goiânia a Alagoas | Crédito: Divulgação/Sertões/Gabriel Heusi

O tempo é um componente fundamental na história do Sertões. Afinal, desde 1993, desafiá-lo é a missão de cada piloto e navegador na luta para conquistar o maior rali das Américas. E é por meio dele que são contadas as histórias dessas mais de três décadas acelerando pelo Brasil. Em sua 33ª edição, a prova ganha ares de viagem no tempo: volta às suas raízes e olha para o passado, ao mesmo tempo em que desbrava novos caminhos, mirando o futuro.

Revelado neste domingo, 1º, o roteiro detalhado do Sertões 2025 terá extensão total de 3.482 quilômetros, dos quais 2.215 cronometrados. Atravessará cinco Estados – Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas, partindo de Goiânia, cidade que mais vezes recebeu o rali – para, após oito etapas, coroar seus vencedores na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), que será visitada pela primeira vez pela competição.

As seis cidades intermediárias deste ano já integraram os percursos de edições anteriores, mas em alguns casos, como os de Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), faz tanto tempo que seus caminhos terão ar de novidade para os competidores atuais. Unaí (MG) está de volta após 15 anos. Delmiro Gouveia, penúltima parada, foi parte da primeira visita do Sertões ao território alagoano, em 2021. E se Xique-Xique (BA) e Petrolina (PE) são paradas constantes recentemente, o rali ensina que, mesmo de um dia para o outro, as condições e desafios podem estar totalmente diferentes.

Tradição também na opção da organização por um perfil raiz para o percurso, que exigirá de homens e máquinas em diferentes tipos de terreno, travessias de serra e muita navegação. O objetivo é manter a luta aberta até o último quilômetro.

“O Sertões mantém a tradição de se reinventar sem deixar de lado sua essência e o que nos trouxe até aqui. Ao mesmo tempo em que fincamos nossas raízes em Estados que recebem a prova desde o início, agregamos novos locais, e com eles tesouros naturais que resumem a beleza de um Brasil com muito a ser revelado e conhecido. Além disso, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, o cuidado com as pessoas e o ambiente, dispostos a deixar nas comunidades um legado que vai além da competição e seus benefícios diretos”, afirmou Leonora Guedes, CEO do Sertões.

Confira o roteiro completo:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – Primeira etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

Deslocamento Inicial (DI): 26 km / Especial Cronometrada (SS): 283 km / Deslocamento Final (DF): 227 km – Total: 536 km

Após um deslocamento curto, competidores vão atravessar estradas vicinais de piso duro entre pequenas fazendas, com muitas curvas. Técnica, a especial vai exigir de pilotos e navegadores já nos primeiros quilômetros.

28/7 – Segunda etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

A mais extensa especial do Sertões 2025 começa rápida em estradas de fazenda com uma passagem por serra, serão cerca de 100km neste tipo de piso. Após o reabastecimento, o cenário se modifica: entram as estradas estreitas de areia, técnicas e com muitas curvas. Nos últimos quilômetros os caminhos se estreitam ainda mais por entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial.

29/7 – Terceira etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

O trecho cronometrado se inicia em uma área de mata fechada, com possibilidade de alguns atoleiros. Segue por estradas vicinais estreitas, de piso semelhante ao da região do Seridó.

30/7 – Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

Estradas vicinais sinuosas compõem a primeira parte da especial até o km 78, quando se inicia a subida de uma serra íngreme com piso de pedras pelos próximos 13 km. O percurso segue técnico e exige atenção especial até o km 131, quando se inicia uma sequência de dez quilômetros com trechos de trial. Caminhos estreitos e com pedras fecham o desafio do dia, o primeiro da Maratona. Será preciso ter cuidado com os pneus para evitar furos. Em Xique-Xique, apenas os próprios competidores poderão fazer a manutenção dos veículos, dentro do tempo estabelecido pelo regulamento.

31/7 – Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

No segundo dia da Maratona, pilotos e navegadores se encontram com as areias da região de Xique-Xique. Elas são o terreno pelos primeiros 224 km de especial – estradas largas com areia dura. Em seguida é a vez de um trecho de serra com pedras que concluirá a parte cronometrada do dia. Mais uma vez será fundamental ter atenção com os pneus.

1/8 – Sexta etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

A sexta etapa se inicia por pistas rápidas e sinuosas de areia dura, que se estreitam a partir do km 80, quando o terreno muda para a piçarra. Travessias de riacho e alternância entre piçarra e cascalho levam até o abastecimento. A partir daí atenção para um trecho sinuoso com piso de pedras soltas, em que as máquinas tendem a escorregar. Estradas de areia pesada e trechos de trial marcam os últimos 30 km.

2/8 – Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

A especial avança por estradas vicinais que alternam piso de areia e piçarra, com bastante navegação. Trechos de trial são o principal desafio nos quilômetros finais.

3/8 – Oitava etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

Nada de refresco no último dia, que pode decidir a prova. A especial em laço exigirá muita navegação atravessando trechos de mata com partes de trial.

Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km

Tags: AutomobilismoRali dos SertõesSertões

LEIA TAMBÉM

Lucas Verthein e Beatriz Tavares disputam duas etapas da Copa do Mundo de remo na Europa
Em Alta

Lucas Verthein e Beatriz Tavares disputam duas etapas da Copa do Mundo de remo na Europa

O remo brasileiro será representado pelos atletas olímpicos Lucas Verthein e Beatriz Tavares na temporada 2025 da Copa do Mundo. A dupla faz sua estreia nesta sexta-feira, 13, na etapa de Varese, na Itália, e depois tem novo compromisso no...

Ler Mais
Palmeiras treina com elenco completo nos EUA após chegada de convocados
Em Alta

Palmeiras treina com elenco completo nos EUA após chegada de convocados

O Palmeiras já está com o elenco completo no terceiro dia de treinos para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O Alviverde foi a campo nesta quinta-feira, 12, na Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro,...

Ler Mais
Técnico da Polônia renuncia ao cargo após Lewandowski anunciar afastamento da seleção
Em Alta

Técnico da Polônia renuncia ao cargo após Lewandowski anunciar afastamento da seleção

Michal Probierz renunciou ao cargo de treinador da Polônia após Robert Lewandowski anunciar seu afastamento da equipe por “falta de confiança” no comando técnico. A Federação Polonesa de Futebol confirmou a saída de Probierz nesta quinta-feira, 12. "Cheguei à conclusão...

Ler Mais
Em busca do tri da Copa Truck, Felipe Giaffone tem primeiro match point em Curvelo
Automobilismo

Felipe Giaffone defende liderança da Copa Truck em Tarumã

Líder do campeonato da Copa Truck, Felipe Giaffone vai até o Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), para a disputa da quarta etapa da temporada 2025, buscando ampliar a vantagem em relação aos adversários na tabela de classificação. E, para...

Ler Mais
Pacers vencem o Thunder de virada e têm vantagem de 2 a 1 na final da NBA
Em Alta

Pacers vencem o Thunder de virada e têm vantagem de 2 a 1 na final da NBA

O Indiana Pacers venceu de virada o terceiro confronto com o Oklahoma City Thunder pela final da NBA. Na noite de quarta-feira, 12, os Pacers fizeram 116 a 107 e abriram 2 a 1 sobre o Oklahoma na série melhor...

Ler Mais
Sebastian Vettel se forma em curso de negócios em Harvard
Automobilismo

Sebastian Vettel se forma em curso de negócios em Harvard

Aos 37 anos, Sebastian Vettel deu um novo passo na carreira longe do automobilismo e se formou em Harvard. O tetracampeão da Fórmula 1 se graduou no curso de Negócios de Entretenimento, Mídia e Esportes na escola de negócios da...

Ler Mais
Portal

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.

Navegação

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Faça parte da Equipe
  • Fale Conosco

Siga-Nos

No Result
View All Result
  • MENU
    • Além do Cockpit
    • Automobilismo
    • Coluna do Laza
    • Futebol
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.