O Vasco venceu. O Santos perdeu. Por vezes, o óbvio fica escondido por mais que ele seja o mais relevante em um acontecimento.
O que vimos neste domingo no Morumbi lotado foi o domínio de um time organizado contra um time perdido, que resultou na maior derrota da história do Santos no Campeonato Brasileiro.
Mas a repercussão, como todo mundo viu, ficou em cima de Neymar. O astro saiu chorando de campo, foi consolado por Fernando Diniz, o treinador adversário, em uma imagem que rodou o mundo e foi repetida muito mais vezes do que os gols vascaínos, alguns muito bonitos, de jogadas trabalhadas e/ou talento individual (grande partida de Philippe Coutinho).
Em entrevista mais calmo depois do jogo, Neymar ressaltou que esta foi a maior derrota da SUA carreira, embora tenha sido também (e, mais relevante) uma derrota do Santos. Os torcedores que lotaram o estádio e viraram de costas para o time em protesto estão hoje mais preocupados com o destino do clube do que exatamente com a dor de Neymar, é o que se imagina.
Não satisfeito com ter atraído todos os holofotes de um dia trágico para o Santos, o astro postou depois do jogo nas redes sociais, o que seria uma longa mensagem de consolo de seu filho de 13 anos. Nela, a certeza de que o pai irá se reerguer. O Santos? Quem é o Santos nesta história?
Neymar voltou à Vila Belmiro com status de salvador, mas por enquanto seu momento mais relevante foi o de ontem.
O que será do clube daqui para frente? A única certeza até agora é que o treinador Cléber Xavier foi demitido e até isso virou apenas um detalhe diante da dor de Neymar.
Assim como na seleção, Neymar, pelo seu tamanho, atrai todas as atenções. Mas ele veste uma camisa. Branca, linda… que abrigou o maior jogador do planeta Terra e um dos times mais espetaculares já vistos. Uma camisa que ajudou muito a transformar o Brasil numa potência neste esporte.
Mais do que de Neymar, esta foi uma derrota do Santos. E uma vitória épica de outra camisa lendária, a do Vasco.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.






