Não é exagero dizer que a Copa do Mundo de 2026 vai começar nesta sexta-feira, 5. Afinal, os grupos da competição serão sorteados e, em muitos casos, esse chaveamento é importante para o sucesso ou o fracasso das seleções que vão disputar o torneio, que vai acontecer de 11 de junho a 19 de julho do ano que vem.
O sorteio será diferente dessa vez, porque o Mundial cresceu. Antes, eram 32 seleções, mas agora serão 48, distribuídas em 12 grupos de quatro times. E todos os confrontos da primeira fase serão definidos no sorteio desta sexta. Veja abaixo tudo que você precisa saber: programação, regras e mais.
Quando vai acontecer?
O sorteio da Copa do Mundo será às 14h (horário de Brasília), nesta sexta-feira.
Onde assistir?
O programa G4, do BandSports, começa às 13h nesta sexta e vai acompanhar e comentar ao vivo o sorteio. O Band.com.br também fará cobertura em tempo real.
O evento terá transmissão ao vivo em seis canais: Globo, SBT, CazéTV, Sportv, N Sports e Fifa +.
Onde será realizado?
O sorteio acontecerá no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos. O local foi protagonista de uma grande polêmica, após o contrato mostrar que o aluguel foi feito de graça, o que gerou suspeita e investigação política. O governo Trump alegou que o pagamento será feito de outra forma, mas a investigação ainda está em andamento.
Quais são as regras?
As seleções estão distribuídas em quatro potes, de acordo com o ranking da Fifa. Os grupos terão uma seleção de cada pote.

Seleções da mesma confederação não podem cair no mesmo grupo, com uma exceção: quatro grupos precisam ter duas seleções da Europa.
Os países-sede já têm grupos definidos: o México estará no A, Canadá no B e Estados Unidos, no D.
Com isso, já está definido que o México fará o jogo de abertura. O sorteio definirá o adversário, entre os 11 possíveis.
Por enquanto, 42 seleções estão classificadas. Outras seis seleções não estão definidas. Elas sairão de repescagens e entrarão no pote 4.
As quatro equipes que virão da repescagem da Europa podem cair em qualquer chave, respeitando apenas aquele limite de duas seleções europeias por grupo.
Outras duas seleções sairão de repescagens intercontinentais. Essas repescagens têm dois chaveamentos com três seleções de continentes diferentes. Elas não podem entrar em grupos que já tenham equipes desses continentes.
Veja os grupos das repescagens:
- Repescagem europeia A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia
- Repescagem europeia B: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia
- Repescagem europeia C: Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo
- Repescagem europeia D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte
- Repescagem Intercontinental 1: Congo, Jamaica ou Nova Caledônia
- Repescagem Intercontinental 2: Bolívia, Suriname ou Iraque
As seleções serão sorteadas por potes. Primeiro virão os cabeças de chave. Depois as equipes de cada pote vão entrar por ordem em cada grupo. E um computador vai fazer os bloqueios necessários, direcionando as seleções para os grupos certos.
E a Seleção Brasileira no sorteio?
Um ponto importante sobre a Seleção Brasileira é a possibilidade de ter mais “feriados”, aqueles dias de semana em que muitas pessoas são liberadas do trabalho para ver os jogos do Brasil.
Se o Brasil cair no Grupo I, os três jogos da primeira fase, em junho, serão em dias de semana: terça, 16, segunda, 22, e sexta, 26. Mas existem possibilidades de jogos aos sábados e domingos, caso o Brasil caia nos outros grupos. Por exemplo: nos grupos E e F, duas partidas serão em finais de semana: domingo, 14, sábado, 20, e quinta, 25.
Em relação às dificuldades, um cenário complicado seria ter duas seleções europeias, especialmente se a Itália passar pela repescagem. Poderia ficar assim: Brasil, Croácia, Egito e Itália. Se o Brasil tiver sorte, pode enfrentar um grupo mais acessível, mesmo com duas equipes europeias: Brasil, Áustria, Escócia e Curaçao.
Quem vai apresentar o sorteio da Copa?
Rio Ferdinand, ex-zagueiro da Inglaterra e do Manchester United, e a apresentadora internacional Samantha Johnson vão conduzir o sorteio.
Astros de diferentes esportes serão assistentes: Tom Brady, eterna estrela do futebol americano; Wayne Gretzky, do hóquei; Aaron Judge, do beisebol; e Shaquille O’Neal, do basquete. Já Eli Manning, também do futebol americano, vai apresentar a transmissão oficial do tapete vermelho, por onde passarão convidados especiais.
Atrações musicais
A programação musical contará com apresentação do tenor italiano Andrea Bocelli, além do cantor britânico Robbie Williams, embaixador musical da Fifa, que será acompanhado pela cantora norte-americana Nicole Scherzinger, ex-vocalista do grupo Pussycat Dolls. O Village People vai apresentar uma versão do hit Y.M.C.A. para encerrar o evento.






