O ex-chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner, elogiou a notável reviravolta da McLaren desde o início de 2023, quando a equipe britânica estava “em último lugar”.
A McLaren começou 2023 com um dos pacotes mais fracos do grid, mas fez uma reviravolta surpreendente no Grande Prêmio da Áustria daquela temporada. A introdução de um “carro B” transformou a equipe, levando-a de trás do grid para a parte da frente.
Como resultado, a equipe conquistou nove pódios na segunda metade da temporada passada, e suas melhorias continuaram em 2024. Agora, a McLaren se fortaleceu ainda mais e possui um dos melhores carros do grid, com Lando Norris e Oscar Piastri garantindo 12 pódios – incluindo duas vitórias – nas 14 corridas completadas.
Steiner ficou impressionado com a forma como a McLaren resolveu seus problemas e atribui isso ao bom entendimento da equipe sobre as regulamentações atuais.
“Absolutamente, e eu não estou dizendo o quão bons eles são agora. Volto a 2023. Quando eles começaram, estavam em último lugar, em último lugar. Quatro, cinco, seis corridas depois, eles alcançaram e começaram a se destacar, estavam entre os três primeiros, quatro primeiros. Então, eles voltam no ano seguinte, em 2024, e dão o próximo passo. Acho que eles têm um bom entendimento do que é necessário para fazer esse regulamento de carro funcionar bem”, disse ele.
O ‘muito bom entendimento’ da McLaren
A McLaren é uma das poucas equipes a ter introduzido atualizações regulares que sempre melhoraram o carro. Aston Martin e Mercedes, por exemplo, viram seu desempenho diminuir no passado após a introdução de novas peças.
A Ferrari é a grande equipe que sofreu recentemente com isso, após um novo assoalho para o Grande Prêmio da Espanha, que causou problemas para Carlos Sainz e Charles Leclerc. A McLaren não enfrentou esses problemas e compreende como evitar fatores como o saltitar.
Como apontado por Steiner, quando uma equipe entende as regulamentações, pode introduzir peças que sabe que funcionarão, em vez de depender apenas do túnel de vento, que tem se mostrado pouco correlacionado com o comportamento dos carros atuais na pista.
“Quando você entende, pode trabalhar nisso e acertar o desenvolvimento, porque muitas pessoas, como vimos este ano, trouxeram atualizações para os carros que, na verdade, fizeram o carro ficar mais lento. Mesmo que no túnel de vento tenha mostrado mais downforce, que é o que você procura, certas coisas não podem ser simuladas no túnel de vento em relação ao que esse regulamento de carro faz na pista”, comentou.
“Então, acho que a McLaren apenas tem um entendimento muito bom do que é necessário e, quando desenvolvem, desenvolvem de acordo com as necessidades do carro, e não apenas buscando mais downforce, que você não pode usar porque o carro se torna impraticável”, finalizou.