Com uma atuação histórica e avassaladora, Iga Swiatek conquistou neste sábado, 12, o título inédito de Wimbledon e reafirmou sua posição entre as maiores tenistas da atualidade. A polonesa de 24 anos dominou completamente Amanda Anisimova na final da chave feminina, aplicando um raro duplo 6/0 em apenas 57 minutos na quadra central do All England Club.
O massacre em Londres rendeu a Swiatek seu sexto troféu de Grand Slam — o primeiro sobre a grama. Ela já havia conquistado títulos de Roland Garros e um do US Open. A vitória também interrompe um jejum de títulos da polonesa, que não vencia um torneio desde sua campanha vitoriosa no Grand Slam francês, no ano passado. Como se não bastasse, o triunfo marcou sua 100ª vitória em partidas de Grand Slam.
Após breve queda no ranking, Swiatek retorna com força. Atual número 4 do mundo, ela subirá para o terceiro lugar na atualização da WTA, ultrapassando Jessica Pegula e ficando atrás apenas de Aryna Sabalenka e Coco Gauff.
Do outro lado, Amanda Anisimova teve um dia para esquecer. Após uma grande vitória sobre a número 1 do mundo Aryna Sabalenka na semifinal, a americana de 23 anos sentiu o peso da estreia em uma final de Major e não conseguiu apresentar o mesmo nível. Nervosa e irregular desde o início, cometeu muitos erros e foi presa fácil para a precisão implacável de Swiatek.






