Michal Probierz renunciou ao cargo de treinador da Polônia após Robert Lewandowski anunciar seu afastamento da equipe por “falta de confiança” no comando técnico. A Federação Polonesa de Futebol confirmou a saída de Probierz nesta quinta-feira, 12.
“Cheguei à conclusão de que, dada a situação atual, a melhor decisão para o bem da seleção nacional é minha renúncia ao cargo de técnico”, afirmou o ex-comandante polonês.
O atacante do Barcelona informou em suas redes sociais que se afastaria da equipe antes da derrota contra a Finlândia na última terça, 10, pelas Eliminatórias da Europa para a Copa 2026. “Considerando as circunstâncias e a perda de confiança no treinador, decidi me afastar da seleção enquanto ele permanecer no cargo. Espero jogar pela melhor seleção do mundo novamente.”
Os conflitos Lewandowski e Probierz teriam começado quando o treinador tirou a braçadeira de capitão do atacante e passou para o meio-campista Piotz Zielinski.
“Não sou capitão há um ou dois anos. Uso a braçadeira há 11 anos e estou na seleção há 17. Senti que essas questões deveriam ser tratadas de forma diferente”, afirmou o camisa 9.
Probierz chegou à seleção polonesa em 2023 após a saída do técnico português Fernando Santos e classificou a equipe para a Eurocopa de 2024. Na temporada de 2025, somando amistosos, Liga das Nações e Eliminatórias para a Copa de 2026, acumulou quatro vitórias, cinco derrotas e um empate.