O técnico Tiago Nunes surgiu como promessa no Brasil, mas acabou acumulando passagens negativas e demissões. Porém, em 2025, na LDU, ele virou um verdadeiro “carrasco” de brasileiros. Essa virada na carreira foi incomum, mas planejada e bem-sucedida.
Na Libertadores de 2025, Tiago já eliminou o atual campeão Botafogo e o São Paulo. Na noite de quinta-feira, 23, com uma vitória por 3 a 0, ele ficou muito perto de passar pelo Palmeiras também e chegar à final da competição continental. Após a partida, ele disse que não se preocupava como seria a repercussão no Brasil, e explicou a mudança na carreira.
“Eu me propus a trabalhar no exterior e sair da zona de conforto. Muita gente fica confortável no Brasil com quatro divisões nacionais. E eu quis buscar qualificação profissional. Isso tem um preço, que é estar longe de casa, da sua gente, mas também encontro pessoas que te querem, te abraçam e te apoiam”, comentou.
Depois de um sucesso inicial com títulos pelo Athletico-PR, Nunes passou por Corinthians, Grêmio e Ceará sem sucesso. Então veio a carreira internacional.
Como foi a mudança de Tiago Nunes
Em 2023, Tiago Nunes aceitou ir para o Sporting Cristal, do Peru. Fez um bom trabalho e levou o time à fase de grupos da Libertadores. Mas no final do ano, saiu para voltar ao Brasil e treinar o Botafogo.
A última passagem do técnico pelo País foi rápida e conturbada. Ele até começou a temporada de 2024, mas foi muito criticado, inclusive internamente, disse publicamente que jogadores pediram para ficar fora de algumas partidas, mas depois alegou que foi mal interpretado. Passado pouco tempo, foi demitido.
Então Tiago foi para a Universidad Católica, do Chile, em março de 2024. Ele entende que recebeu essa proposta por causa do trabalho no Sporting Cristal.
Na primeira temporada, Tiago teve momentos de destaque, e o clube renovou o contrato para 2025. Mas a segunda temporada teve eliminações duras na Copa do Chile e na Sul-Americana, então o brasileiro pediu demissão.
Cerca de um mês depois, ele assumia a LDU. Nas competições domésticas, conseguiu manter o time na briga pelo título nacional e chegou nas quartas de final da Taça Equador, que está em andamento. Na Libertadores eliminou Botafogo e São Paulo.
Sobre o duelo com o Palmeiras, Tiago preferiu manter a cautela, apesar da vitória com autoridade.
“Foi um resultado importante, mas não determinante. Conheço esse tipo de partida e sei o rival que temos pela frente. Temos que ficar com os pés no chão, sabendo que os dois tempos serão duríssimos”, pregou o técnico gaúcho.
Em todos os times que treinou no exterior, Tiago Nunes usou o 5-3-2 como esquema tático, que tem variações dentro de uma mesma partida. Abel Ferreira sofreu um nó tático no jogo de ida e agora precisará dar o troco no Allianz Parque. Mas se a LDU perder por dois gols de diferença, ainda estará classificada para a final da Libertadores.






