Após uma temporada de títulos no basquete francês, no comando técnico do Paris Basketball, o catarinense Tiago Splitter, de 40 anos, foi anunciado nesta quinta-feira, 23, como novo treinador do Portland Trail Blazers. Ele assumirá a vaga deixada pelo técnico Chauncey Billups, um dos mais de 30 detidos pelo FBI, após investigações de envolvimento em apostas ilegais.
Ex-pivô da seleção e primeiro brasileiro a ser campeão da NBA como jogador, em 2014 com o no San Antonio Spurs, Splitter agora também é o primeiro técnico do País a comandar um time da principal liga de basquete norte-americano. Em junho deste ano, ele encerrou em grande estilo sua primeira experiência como treinador, ao conduzir o Paris Basketball à conquista da Copa da França e da Liga Francesa de Basquete, na temporada 2024/2025.
Nascido em Blumenau, Santa Catarina, Splitter defendeu clubes europeus antes de mudar para os Estados Unidos, onde atuou por sete temporadas na NBA. Em 2018, o brasileiro se aposentou como atleta e um ano depois iniciou a carreira como treinador. O ex-pivô atuou como assistente técnico do Brooklyn Nets (2019-2023) e Houston Rockets (2023-2024), ambos times da NBA. Ainda em 2024, ele trabalhou como auxiliar técnico do croata Aleksandar Petrovic, treinador da Seleção Brasileira masculina de basquete, ajudando a equipe a se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris, após oito anos fora da competição. Após a Olimpíada, Splitter continuou como assistente de Petrovic.
*Com Agência Brasil






