Chefe da Ferrari, Fred Vasseur, refletiu sobre a corrida da equipe no GP do Azerbaijão após Charles Leclerc perder a vitória para Oscar Pisatri, da McLaren, e Carlos Sainz se envolver em um acidente com Sergio Pérez e acabar fora do pódio.
A Ferrari vinha em uma boa crescente na temporada após alguns resultados ruins. Leclerc conquistou quatro pódios consecutivos, incluindo uma grande vitória em Monza, o que fez a equipe reduzir a vantagem da Red Bull e McLaren no mundial de construtores, mas o resultado em Baku trouxe um pouco de decepção.
Leclerc caiu da liderança para a segunda posição após uma ousada ultrapassagem de Oscar Piastri e uma boa vantagem construída que foi dizimada depois de uma parada ruim nos boxes, permitindo que o piloto da McLaren aproveitasse a oportunidade e conquistasse a vitória.
Vasseur explicou após o Grande Prêmio que “a velocidade estava lá” para a vitória, mas as dificuldades de Leclerc com os pneus e a parada nos boxes um giro após o australiano comprometeram a chance de uma segunda vitória consecutiva.
“Acho que perdemos a corrida durante a parada. Temos que aprender com isso e fazer um trabalho melhor na próxima vez. A falta de treinos longos antes do final de semana provavelmente não ajudou Charles nesse momento. O segundo lugar é um bom resultado para Charles no campeonato, mas com certeza temos um pouco de frustração porque tínhamos a velocidade para vencer neste final de semana”, disse Vasseur.
O chefe da Ferrari acrescentou que Leclerc perdeu cerca de um segundo nas voltas de entrada e saída dos boxes, o que selou seu segundo lugar relativamente cedo, apesar das tentativas repetidas de ultrapassar Piastri. Enquanto isso, seu companheiro de equipe Sainz sofreu uma colisão com a Red Bull de Pérez, que encerrou sua corrida no último minuto.
Quando questionado sobre Sainz, Vasseur disse que ele estava “um pouco dolorido, mas bem”. Ele ainda acrescentou que não revisou o incidente, mas disse: “Começou na reta entre a Curva 2 e 3 na asa do Charles. Eles estavam muito, muito próximos um do outro. Tenho a sensação de que ambos estavam buscando o vácuo e estavam quase se tocando antes”.