João Fonseca coroou a semana em Jeddah, na Arábia Saudita, com o título do Next Gen Finals, tornando-se o primeiro brasileiro e sul-americano a levantar o troféu do torneio da ATP que reúne os oito melhores tenistas da temporada até 20 anos. Não bastasse o feito por si só, que colocou o carioca ao lado de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz como os únicos campeões da competição com 18 anos, ele realizou tudo isso sob o olhar atento de ninguém menos do que Rafael Nadal.
“Ter o Nadal aqui é sensacional. Eu e dois jogadores tivemos uma pequena conversa com ele. Fizemos algumas perguntas. É sensacional a aura que ele transmite. Quando [se] está do lado dele é tipo vendo Deus, é uma coisa surreal”, comentou João na coletiva de imprensa após a final contra o norte-americano Learner Tien, vencida pelo brasileiro por 3 sets a 1.
“Eu também conversei com ele sem câmera, me deu boa sorte. Depois do jogo, consegui me encontrar com ele. Ele falou coisas superlegais, muito feliz. Bom, obviamente tem um nervosismo, um pouco de jogar na frente dele, mas eu consegui me sobressair bem. O primeiro set mais ou menos, mas depois eu comecei a conseguir me sobressair bem. Com certeza esse título me traz mais confiança”, acrescentou a grande promessa do tênis mundial.
Mesmo já tendo falado que Roger Federer é o seu ídolo, João não esconde que é fã também de Nadal e que se inspira no espanhol dono de 22 títulos de Grand Slam. Os dois inclusive já compartilharam alguns momentos registrados durante a infância do brasileiro, quando ele assistiu a partidas do ex-número 1 do mundo. Em Jeddah, o carioca aproveitou o primeiro encontro com Rafa para mostrar os registros e recriar uma das fotos.
“O Rafa é uma lenda. Sou um fã do Roger Federer, que é o meu ídolo, mas também amo o Rafa. O meu técnico [Guilherme Teixeira] é um fã do Rafa também. O fundo do meu celular é uma das frases do Nadal. Foi um prazer encontrá-lo. Onze títulos em um ano foi insano. Vou tentar fazer o mesmo”, afirmou João, referindo-se às conquistas do espanhol na temporada de 2005, quando tinha apenas 19 anos.
Referência para jovens tenistas e tantos outros que já disputam o circuito da ATP, Nadal fez questão de parabenizar João logo após o fim da partida e também postou uma foto com o brasileiro nos stories de seu Instagram e escreveu em português “Parabéns, João”.
Além do título na Arábia Saudita, o carioca de 18 anos pode ficar orgulhoso de sua primeira temporada como profissional, tendo sido campeão também do Challenger de Lexington, no Estados Unidos, chegado às quartas de final Rio Open e vencido uma partida na chave principal do Masters 1000 de Roma.
E 2025 vai chegar com grandes expectativas em cima do brasileiro. Mas João preferiu não revelar qual é o planejamento daqui para frente, embora já tenha uma meta para a próxima temporada.
“Vai ser o meu segundo ano como profissional, vou estar mais maduro, e uma das minhas metas é jogar chave principal de Grand Slam”, contou ele.