O Juizado de Instrução Nº 3 de Palma de Mallorca informou nesta quinta-feira, 26, que um torcedor do Mallorca foi condenado a um ano de prisão por dois casos de racismo contra Vinicius Junior e Chukwueze em jogos contra Real Madrid e Villarreal, respectivamente.
Ambos os episódios aconteceram no Iberostar Estadio, em fevereiro de 2023, pelo Campeonato Espanhol. Além da detenção, o homem também não poderá frequentar estádios onde se realizem partidas da Liga Nacional de Futebol Profissional e da Real Federação Espanhola de Futebol por três anos.
Esta é a terceira condenação penal nos últimos meses relacionada aos insultos racistas recebidos por jogadores do Real Madrid. O clube informou também que o menor que insultou o Tchouameni durante a partida entre Mallorca e Real Madrid, no dia 13 de abril de 2024, se desculpou e demonstrou arrependimento por sua conduta, aceitando na jurisdição de menores realizar as atividades socioeducativas propostas pelo Ministério Público.
Em uma decisão inédita em junho deste ano, a Justiça espanhola decretou a prisão três torcedores do Valencia pelos ataques racistas contra Vini Jr em partida realizada no estádio Mestalla em maior de 2023.