A colisão entre Lando Norris e Oscar Piastri no GP do Canadá despertou em Toto Wolff lembranças vivas da batalha interna que ele mesmo viveu na Mercedes, em 2016, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Agora, vendo a tensão crescer dentro da McLaren, o chefe da equipe alemã aconselhou o time de Woking “estabelecer regras” para evitar novos atritos.
“Eu estava lá como ator”, relembrou o austríaco sobre o campeonato vencido por Rosberg por apenas cinco pontos. “É difícil porque é isso que os pilotos são calibrados e condicionados a fazer: ganhar campeonatos. Principalmente na Fórmula 1“.
Segundo ele, a equipe britânica precisa agir com rapidez para evitar que situações semelhantes se repitam. No entanto, o cenário de domínio no Mundial de Construtores deixa a tarefa da direção da McLaren ainda mais complicada.
“Esse é o truque aqui. Estabelecer como você quer fazer isso”, disse Wolff. “Obviamente, isso aumenta a complexidade se o campeonato de construtores também estiver em suas mãos, porque [a equipe] sempre poderá argumentar: ‘bem, precisamos vencer o campeonato de construtores. Precisamos marcar esses pontos'”.
“Mas, nesse caso, eles estão tão à frente que não há dúvida de que vencerão. Portanto, é certamente uma situação complicada”, acrescentou ele.
A diferença entre a rivalidade atual e o conflito interno da Mercedes em 2016, segundo Toto, está no perfil dos envolvidos.
“Os personagens são muito diferentes do que eram conosco”, comentou. “Trata-se de um gerenciamento forte para aprender isso. Mas nós aprendemos fazendo isso e tenho certeza de que esses caras vão se dar bem com isso”, finalizou.
A disputa quente entre Piastri e Norris terá um novo capítulo no GP da Áustria, que terá cobertura completa do BandSports a partir do dia 27 de junho.