O Tottenham é o grande campeão da temporada 2024-25 da Liga Europa. Os Spurs derrotaram o rival Manchester United por 1 a 0 no estádio San Mamés, em Bilbao, e faturaram o título da competição pela terceira vez na história, repetindo as conquistas de 1971-72 e 1983-84.
Os rivais ingleses protagonizaram um primeiro tempo tenso e pouco inspirado na decisão. Com ambos os clubes buscando redenção após temporadas decepcionantes na Premier League, o confronto ganhou contornos dramáticos, mas careceu de brilho técnico nos 45 minutos iniciais.
A rede só balançou a rede aos 42 minutos em uma jogada fortuita. Brennan Johnson, atacante dos Spurs, tentou finalizar após cruzamento da esquerda, mas acabou errando o chute. A bola desviou no lateral-esquerdo Luke Shaw, do United, traindo o goleiro André Onana.
A equipe de Rúben Amorim partiu em busca do empate na etapa final e por muito pouco não deixou tudo igual. Aos 22 minutos, Vicario se atrapalhou e a bola ficou livre para Höjlung cabecear sem goleiro. No entanto, Van de Ven se esticou todo pra evitar o gol em cima da linha.
A pressão aumentou nos minutos finais, e desta vez Vicario brilhou. Nos acréscimos, Shaw cabeceou e o goleiro estava no lugar certo para espalmar a garantir a taça e encerrar um longo jejum de 17 anos sem títulos somando todas as competição.
A conquista continental depois de 41 anos salvou uma temporada decepcionante do Tottenham. Com um jogo a disputar no Campeonato Inglês, a equipe londrina ocupa apenas a 17ª posição, sua pior colocação na era Premier League.