Max Verstappen não deu chances aos rivais e conquistou a vitória no Grande Prêmio do Japão da Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva. O piloto da Red Bull fez valer a pole position com uma grande largada e dominou a corrida sem permitir a pressão das McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri, que completaram o pódio no circuito de Suzuka. Foi o primeiro triunfo do tetracampeão mundial em 2025 e o 64º da carreira.
O momento crucial da prova ocorreu na volta 22, quando Verstappen e Norris foram para a troca de pneus. Eles saíram dos boxes colados, com Verstappen ligeiramente à frente. Norris pegou uma parte da grama e reclamou que foi jogado para fora da pista pelo rival, mas a direção de prova não identificou irregularidade.
Em uma prova sem incidentes com bandeira amarela, a quarta posição ficou com Charles Leclerc, da Ferrari, seguido pelas Mercedes de George Rullse e Kimi Antonelli. Companheiro do monegasco, Lewis Hamilton levou a melhor sobre Isack Hadjar, da RB, e cruzou a linha de chegada em oitavo.
Alex Albon, da Williams, e Oliver Bearman, da Haas, completaram a zona de pontuação na terceira etapa do campeonato. Estreando pela Red Bull, Yuki Tsunoda foi apenas o 12º colocado.
O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou na 19º posição. Após largar em 17º, ele caiu para a última posição ainda na primeira volta e não conseguiu escalar o pelotão. Companheiro de equipe de Bortoleto, Nico Hulkenberg foi o 16º colocado.
O resultado em Suzuka embolou a disputa pela liderança do Mundial de Pilotos. Norris ainda ocupa o topo da tabela com 62 pontos, mas Verstappen está logo atrás com 61. Piastri é o terceiro com 49 pontos.
As emoções da Fórmula 1 retornam já na próxima semana com o GP do Bahrein, com cobertura completa do BandSports a partir de sexta-feira, 11.