O tetracampeão mundial Sebastian Vettel pode estar a caminho de um novo capítulo em sua trajetória na Fórmula 1, mas desta vez fora dos cockpits. O alemão revelou que está em conversas com a Red Bull sobre a possibilidade de assumir um cargo administrativo na equipe austríaca, especificamente no lugar de Helmut Marko, conselheiro e atual responsável pelo programa de jovens pilotos da marca.
Vettel confirmou que as tratativas estão em estágio inicial e garantiu que vê potencial para se envolver mais uma vez com o universo da F1, embora de forma diferente.
“Ainda não são conversas intensas, mas pode ser algo em que eu tenha um papel. A forma exata ainda está por ser definida”, disse o dono de quatro títulos pela Red Bull entre 2010 e 2013.
Apesar de ter se afastado das pistas desde sua aposentadoria em 2022, Vettel manteve presença nos bastidores da categoria com iniciativas ligadas à sustentabilidade e inclusão. Nos últimos anos, participou de ações ambientais em países como Brasil, Japão, Estados Unidos, Itália e Arábia Saudita. No Brasil, em 2023, organizou uma coleta de lixo reciclável e ajudou a promover um capacete gigante de Ayrton Senna feito com materiais reutilizados.
Sobre a possibilidade de suceder Marko, Vettel demonstrou respeito pela figura central da Red Bull, que já manifestou vontade de se afastar devido à sua idade. O austríaco está com 82 anos atualmente.
“Helmut sabe o que faz. Há muito a aprender com ele”, afirmou o alemão. “Ele disse algumas vezes que iria parar, mas ele ainda está lá, e eu gostaria que ele ficasse por muito tempo, mas ele irá embora em algum momento, e ele sabe disso. Ele é um realista implacável e saberá quando for a hora certa de passar o bastão”, concluiu o ex-piloto.