Vinicius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e vai levar para casa o troféu The Best. A premiação aconteceu nesta terça-feira, 17, em Doha, no Catar, onde o atacante vai disputar a final da Copa Intercontinental com o Real Madrid na quarta-feira, 18, contra o Pachuca, do México.
“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fez chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, agradeceu Vini.
Com o prêmio, Vini se torna o primeiro brasileiro desde 2007 a faturar o troféu. Em uma votação polêmica e que gerou vários questionamentos, ele perdeu a Bola de Ouro, premiação da revista France Football, de 2024 para o espanhol Rodri.
O jogador da Seleção Brasileira e do Real se juntou a Romário, Ronaldo Fenômeno, vencedor de três prêmios, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, dono de dois troféus, e Kaká, que foram eleitos melhores do mundo nos diferentes formatos da premiação da Fifa que foi criada em 1991.
Destaque do Real na temporada 2023/24, Vinicius Jr. faturou os títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol com o clube merengue, tendo atuado em 39 partidas, marcado 24 gols e dado 11 assistências.
Troféu Marta
Não bastasse dar o nome ao prêmio de gol mais bonito no futebol feminino, a craque Marta faturou o troféu com o tento que marcou no amistoso entre a Seleção Brasileira e a Jamaica, em junho deste ano. A jogadora não pôde comparecer à premiação, mas enviou uma mensagem por vídeo que foi exibida na cerimônia.
Troféu Fair Play
Outro brasileiro que foi premiado nesta terça no Catar foi Thiago Maia. O volante do Inter recebeu o Troféu Fair Play por sua participação no resgate de pessoas e animais durante as enchentes que assolaram Porto Alegre neste ano. A imagem de Thiago carregando uma senhora nas costas com água quase até o queixo tomou as redes sociais e o jogador ganhou destaque por sua atitude solidária em um momento tão complicado para os moradores da capital gaúcha.