James Vowles conhece de perto o que é trabalhar com lendas da Fórmula 1. Durante 13 anos como estrategista-chefe da Mercedes, ele viveu lado a lado com Michael Schumacher e Lewis Hamilton, únicos heptacampeões da categoria. Atualmente no comando da Williams, o britânico não poupou elogios ao alemão, a quem descreveu como um líder humano e inspirador, mas deixou claro que “ninguém consegue igualar” o talento puro de Hamilton atrás do volante.
Em entrevista ao podcast High Performance, Vowles destacou a capacidade de Schumacher de unir performance e humanidade e lembrou que o alemão cultivava relações genuínas no paddock.
“Michael sabia exatamente como extrair cada milésimo de segundo de si mesmo e de cada membro da equipe. Nos bastidores, era completamente diferente de como aparecia sob os holofotes e diante das câmeras. Tinha um interesse genuíno por quem você era, pela sua família, pelo o que te motivava a trabalhar no mundo da F1″, comentou. “Conhecia cada membro da equipe. Não fazia isso para obter alguma vantagem, estava sinceramente interessado. Esse é Michael.”
Schumacher se aposentou da Fórmula 1 no fim de 2006 após uma passagem brilhante pela Ferrari, mas retornou entre 2010 e 2012 para correr ao lado do compatriota Nico Rosberg na Mercedes. Mesmo assim, Vowles garantiu que, para ele, o melhor talento bruto que já viu está em Hamilton.
“Michael não era o melhor piloto dentro do carro. Lewis é”, afirmou. “Mudava cada configuração que conseguia alcançar do volante, como um polvo. Durante uma simulação no Brasil, disse a ele para manter a sexta marcha na subida. Nico manteve assim. Lewis disse, depois de duas voltas, que aquilo não funcionava para ele — e encontrou 0s1 a mais.”
“Ele otimiza tudo, usando os dados como ponto de partida. Além disso, tem uma sensibilidade ao limite que ninguém consegue igualar, e não tem medo de buscá-lo. Por isso, muitas vezes, no começo, passava reto na primeira curva depois da linha de chegada, mas agora tem tudo sob controle. Era um perfeccionista, e era realmente forte nas frenagens, conseguia extrair o máximo nas freadas”, finalizou Vowles.






