A Toyota Gazoo Racing conquistou o título de construtores do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) no último final de semana ao vencer as 8 Horas do Bahrein com o GR 010 Hybrid número 8. Após a dobradinha da TGR na classificação, cada carro da equipe liderou a prova em diferentes momentos, mas o triunfo ficou mesmo para o número 8, enquanto o carro 7 fechou no top-10. A prova teve cobertura completa do BandSports.
O esforço da equipe e a atuação dominante permitiram ao suíço Sébastien Buemi cruzar a linha de chegada na frente para comemorar o triunfo ao lado de Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, garantindo o sexto Campeonato Mundial de fabricantes consecutivo da equipe, com seis pontos de vantagem para a os segundos colocados.
“É uma loucura pensar que vencemos a corrida considerando como estava indo em alguns momentos. Contra todas as probabilidades, com problemas, penalidades e azar, é uma sensação incrível para a equipe vencer o Campeonato Mundial. Essa era nossa meta aqui e a alcançamos graças a um esforço brilhante da equipe”, diz Buemi.
O GR010 HYBRID número 7 tinha chances de vitória quando liderava na metade da prova, mas um problema na bomba de combustível forçou Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries ficarem fora da briga pelo pódio. Isso acabou com as escassas esperanças de título do Mundial de Pilotos para Kobayashi e De Vries, que precisavam de uma vitória para ter alguma chance com o carro 7.
“Antes de tudo, um grande obrigado por todo o apoio que tivemos nesta temporada de todo o mundo. Ganhar o Mundial de Construtores é uma grande conquista e é o resultado de um enorme esforço de equipe de todos, incluindo nossos colegas da Toyota e nossos parceiros, que são uma grande parte deste sucesso. Este é o resultado que todos na equipe queriam e eles deram tudo para alcançá-lo, então obrigado por todo esse trabalho. O carro 8 mereceu a vitória, enquanto que em nosso carro tivemos alguns problemas”, diz Kobayashi, que é piloto do carro 7 e chefe de equipe.
A bandeira quadriculada no Bahrein concluiu uma temporada de 2024 que contou com 72 horas de corrida, sendo oito rodadas em quatro continentes ao longo de quase 10 meses. A temporada da Toyota foi composta de cinco pódios, incluindo três vitórias e duas pole positions, com 190 pontos no Campeonato Mundial.
O WEC 2025 será iniciado nos dias 21 e 22 de fevereiro com o Prólogo no Catar. A temporada começa oficialmente no mesmo circuito com a disputa da prova Catar 1.812 km.