Maya Weug conquistou nesta sexta-feira, 3, a pole position para a corrida de domingo, 5, da etapa de Singapura da F1 Academy. Em uma disputa bastante acirrada, a holandesa da MP marcou 2min03s453 e levou a melhor sobre a francesa Doriane Pin, da Prema, que ficou a 0s042 da rival.
Entre as brasileiras, Aurelia Nobels, da ART Grand Prix, ficou com a sétima colocação, enquanto Rafaela Ferreira, da Campos, foi apenas a 14ª colocada. Com a inversão das oito primeiras colocadas do grid para a prova deste sábado, 4, Aurelia vai largar na segunda colocação, enquanto a norte-americana Lia Block, sua companheira de equipe, sai da primeira posição.
Com a pole position, além de largar em primeiro lugar na prova de domingo, Maya somou dois pontos e chegou a 109, mas ainda ocupa a vice-liderança do campeonato. Doriane lidera com 127, enquanto Chloe Chambers é a terceira com 93.
A classificação desta sexta foi paralisada faltando pouco mais de 22 minutos para o fim, quando Alisha Palmowski provocou uma bandeira vermelha. A britânica da Campos perdeu o controle do carro e bateu a roda traseira esquerda no muro, quebrando a suspensão e paralisando a sessão.
“Bati no muro, sofri danos”, avisou Palmoswki no rádio da equipe, pedindo desculpas. No fim, a britânica foi a única que não marcou tempo e largará na última posição nas duas provas.
No reinício da sessão, Chloe Chambers assumiu a liderança ao registrar 2min03s761 a pouco mais de 15 minutos para o fim. Pin vinha em segundo lugar, com a novata Lisa Billard em terceiro.
Weug, que vinha em ascensão, assumiu a ponta a quatro minutos do encerramento da atividade ao anotar sua volta mais rápida. Tanto Weug quanto Chambers tentaram no fim, mas não melhoraram os próprios tempos. Doriane ainda teve a última chance, mas fechou com 2min03s495 e ficou em segundo.
“Foram os 20 segundos mais assustadores da minha vida. Obrigada, pessoal”, brincou Weug no rádio após a confirmação da pole.






