A Williams anunciou nesta quinta-feira, 19, a renovação de contrato de longo prazo com James Vowles, que continuará atuando como chefe de equipe. A extensão do vínculo — cujo tempo exato não foi revelado — reforça a confiança da equipe britânica no trabalho de reconstrução liderado por Vowles desde sua chegada, em 2023.
Ex-diretor de estratégia da Mercedes, onde trabalhou por quatro anos, Vowles acumula mais de duas décadas de experiência na Fórmula 1, com passagens também por Brawn GP, Honda e BAR. Desde que assumiu a liderança da Williams — tornando-se apenas o terceiro chefe de equipe nos 48 anos da escuderia — ele tem focado em revitalizar a estrutura da equipe, adquirida pela Dorilton Capital em 2020.
“Estou muito feliz em assinar um novo contrato com a Atlassian Williams Racing, que me fez sentir em casa desde o momento em que entrei”, afirmou Vowles. “Esta equipe icônica já me proporcionou memórias incríveis e estamos todos unidos em nossa ambição de construir nosso legado e vencer Campeonatos Mundiais novamente. Nos últimos dois anos, nos concentramos em consertar as bases e agora temos uma plataforma para buscar a glória nos próximos anos.”
Os primeiros resultados desse trabalho começaram a aparecer na atual temporada. Em 2025, a Williams teve seu melhor início de campeonato desde 2016. Com Alex Albon e Carlos Sainz pontuando de forma consistente, a equipe ocupa a quinta colocação no Campeonato de Construtores, com 55 pontos — mais do que o total combinado das três temporadas anteriores.
Matthew Savage, presidente da Williams e da Dorilton Capital, celebrou a continuidade de Vowles no comando técnico e estratégico da equipe. “Estamos entusiasmados que James tenha assinado um novo contrato com a Atlassian Williams Racing e comprometido seu futuro para completar a missão que estamos realizando juntos. Ele trouxe experiência, energia e liderança estratégica para a tarefa de recolocar a Williams no degrau mais alto do pódio. Ainda não chegamos lá, mas dá para sentir o impulso que estamos construindo em Grove e estamos animados com o que nos espera.”