Alexander Zverev fez um forte desabafo depois da eliminação logo na primeira rodada de Wimbledon. Superado pelo francês Arthur Rinderknech em uma batalha de cinco sets, o atual número 3 do mundo revelou que se sente “vazio” e “sem alegria” dentro e fora das quadras e admitiu que deve procurar ajuda para cuidar da saúde mental.
“Nunca me senti tão vazio antes. Sinto falta de alegria”, afirmou Zverev. “Não é necessariamente sobre o tênis. É a falta de alegria fora do tênis também. Não acho que o tênis seja o problema para mim agora. É outra coisa que preciso encontrar dentro de mim no momento. Mas algo dentro de mim precisa mudar, e não necessariamente na quadra de tênis.”
“É engraçado, às vezes me sinto muito sozinho lá fora. Luto mentalmente. É difícil encontrar alegria fora da quadra de tênis para mim no momento. Talvez pela primeira vez na vida eu precise disso [ajuda psicológica]”, emendou o alemão.
O campeão olímpico dos Jogos de Tóquio também revelou que tem dificuldade em comemorar suas vitórias, atribuindo parte desse bloqueio ao desgaste causado pela relação conturbada com a mídia. Nos últimos anos, Zverev esteve no centro de duas acusações de violência doméstica, o que gerou ampla repercussão negativa no mundo do tênis.
“Passei por muitas dificuldades com a mídia. Passei por muitas dificuldades na vida em geral”, afirmou ele. “Mesmo quando estou ganhando, como em Stuttgart ou Halle, não é necessariamente uma sensação que eu costumava ter, de estar feliz, nas nuvens, motivado para continuar”, declarou. “Isso simplesmente não existe para mim agora, o que, novamente, é a primeira vez na minha vida que sinto isso”, finalizou.