Nos 35 anos do bicampeonato de Senna, Reginaldo Leme relembra duelo com Prost: "Guerra contra o sistema" - Portal
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO
Portal
No Result
View All Result
Portal
No Result
View All Result
Inicio Fórmula 1

Nos 35 anos do bicampeonato de Senna, Reginaldo Leme relembra duelo com Prost: “Guerra contra o sistema”

porRedação BandSports
outubro 22, 2025
in Fórmula 1
Nos 35 anos do bicampeonato de Senna, Reginaldo Leme relembra duelo com Prost: “Guerra contra o sistema”

Em 1990, Ayrton Senna batia Alain Prost para ser bicampeão no GP do Japão | Crédito: Reprodução

O bicampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1 completa 35 anos nesta terça-feira, 21. Mas o roteiro daquela temporada de 1990 começou a ser escrito um ano antes, no mesmo GP do Japão.

Em 1989, Senna precisava superar o então companheiro de McLaren, Alain Prost, que buscava o tricampeonato após se consagrar em 1985 e 1986. Em Suzuka, o brasileiro teria de vencer para manter viva a chance do título. E venceu… mas a vitória foi tirada dele.

O jornalista Reginaldo Leme, que cobria a corrida em Suzuka, relembrou a tensão nos bastidores.

“Teve aquela celeuma toda da chicane. Não tinha certeza se haveria desclassificação. Uma coisa ficou certa [no briefing]: não poderia voltar na contramão. E, bom, ele seguiu embora, foi empurrado, que está dentro da regra que se o carro estiver parado e os comissários empurrarem, e ele pegar sozinho, pode continuar.”

Senna foi desclassificado por “cortar a chicane” ao retornar à pista. O título de 1989 ficou com Alain Prost.

“Desci da cabine e fui lá para a torre. Entrei por uma escadinha do lado. Estou vendo de um lado os comissários e o [Jean-Marie] Balestre [então presidente da FIA], estou vendo do outro lado o Senna com os pés em cima da mesa, pensativo, olhando para o infinito. Falei, ‘bom, a coisa deve estar feia mesmo, e ele está sabendo que vai ser duro reverter'”, relembrou Reginaldo.

A guerra contra o “sistema”
O resultado acendeu em Senna um sentimento de injustiça. Ele acusou publicamente Balestre, francês como Prost, de manipulação. A FIA reagiu e ameaçou não conceder a superlicença do brasileiro para a temporada de 1990, exigindo uma retratação pública.

Ayrton, irredutível, cogitou ficar um ano fora das pistas. “O Senna estava tão decidido, ele era tão firme em manter a posição dele que poderia, sim. A gente cogitava a possibilidade de ele ficar um ano fora e voltar”, explicou o jornalista.

No fim, a McLaren, sob influência de Ron Dennis, distribuiu um comunicado assinado por Senna, contra a vontade do piloto. A licença foi liberada, mas a mágoa permaneceu.

“Para ele valia o que ele estava achando, que tinha sido perseguido, que era uma coisa premeditada. Aquilo foi o que ele chamou de sistema. O sistema, ninguém pode ir contra o sistema”, recordou Leme.

A vingança
A temporada de 1990 redesenhou o grid: Prost foi para a Ferrari e Senna permaneceu na McLaren. A disputa foi acirrada, com vitórias de Senna em Phoenix e Mônaco, e vitórias espetaculares de Prost, como a do México, onde largou em 13º.

O destino levou a decisão novamente para Suzuka. A matemática era simples: Prost precisava vencer. Se o francês não pontuasse, Senna seria campeão, independentemente do seu resultado. “Se os dois saíssem, o Ayrton era campeão”, resumiu Leme.

A tensão explodiu no sábado de classificação. Senna cravou a pole position. Historicamente, o pole largava do lado interno da pista, que em Suzuka era o lado mais limpo e com melhor aderência. Naquele ano, porém, a direção de prova, sob influência de Balestre, inverteu a posição, colocando o pole no lado sujo.

“Ah, ele estava injuriado com essa decisão. Botaram ele por dentro da curva, só que lá esse dentro da curva é o lado mais sujo da pista. Seguiram a regra, mas não seguiram o bom senso. Aquilo ajudou a fervura que já estava dentro dele”, contou Reginaldo.

Para Senna, era a confirmação final da perseguição do “sistema”. Leme acredita que a decisão foi tomada naquele momento. “Acho que nessas ele tomou aquela decisão que, mais tarde, a gente veio a saber […] que provavelmente estava já na cabeça [dele].”

Domingo. Luzes verdes. Prost, do lado limpo, larga melhor. Senna, logo atrás, mantém o pé no acelerador e não freia para a primeira curva. A colisão foi inevitável. Fim de prova para ambos. Ayrton Senna era bicampeão mundial.

Prost e Senna após o acidente em Suzuka | Crédito: Reprodução

*Com Esporte na Band

Tags: 19891990Alain ProstAyrton SennaF1Fórmula 1GP do JapãoProstSennaSuzuka

LEIA TAMBÉM

“Sonhei com isso por muito tempo”, diz Lando Norris após conquistar primeiro título da F1
Fórmula 1

“Sonhei com isso por muito tempo”, diz Lando Norris após conquistar primeiro título da F1

Lando Norris bem que tentou, mas não conseguiu conter a emoção depois de se sagrar campeão mundial de Fórmula 1. Após cruzar a linha de chegada do GP de Abu Dhabi em terceiro e confirmar seu primeiro título, o britânico...

Ler Mais
Norris chega em terceiro e conquista título inédito da F1; Verstappen vence o GP de Abu Dhabi
Fórmula 1

Norris chega em terceiro e conquista título inédito da F1; Verstappen vence o GP de Abu Dhabi

Em uma prova morna marcada pelo jogo de estratégia, Max Verstappen fez tudo o que podia para conquistar o pentacampeonato, faturou a pole do GP de Abu Dhabi e venceu a corrida deste domingo, 7, mas nem mesmo o excelente...

Ler Mais
“Não vou mentir, isso me preocupa”, diz Hamilton sobre ida de Hadjar à Red Bull
Fórmula 1

“Não vou mentir, isso me preocupa”, diz Hamilton sobre ida de Hadjar à Red Bull

Lewis Hamilton se mostrou preocupado com o que Isack Hadjar pode encontrar na Red Bull a partir do ano que vem. O piloto franco-argelino, que atualmente corre pela Racing Bulls na Fórmula 1, foi promovido à equipe principal e será...

Ler Mais
Norris admite decepção com perda da pole, mas quer vitória em Abu Dhabi: “Esse será o objetivo”
Fórmula 1

Norris admite decepção com perda da pole, mas quer vitória em Abu Dhabi: “Esse será o objetivo”

Líder da Fórmula 1, Lando Norris não escondeu a decepção por não ter conseguido fazer a pole para o GP de Abu Dhabi. O piloto da McLaren ficou em segundo na classificação deste sábado, 6, e vai largar ao lado...

Ler Mais
Verstappen supera rivais da McLaren e faz a pole do GP de Abu Dhabi; Bortoleto é 7º
Fórmula 1

Verstappen supera rivais da McLaren e faz a pole do GP de Abu Dhabi; Bortoleto é 7º

Disposto a conquistar o pentacampeonato consecutivo, Max Verstappen fez uma volta perfeita e assegurou a pole position para o GP de Abu Dhabi, que vai definir o campeão da temporada 2025 da Fórmula 1. Com transmissão do BandSports, o holandês...

Ler Mais
Russell desbanca candidatos ao título e lidera o TL3 em Abu Dhabi; Bortoleto é 11º
Fórmula 1

Russell desbanca candidatos ao título e lidera o TL3 em Abu Dhabi; Bortoleto é 11º

Em uma sessão bastante acidentada, George Russell se meteu entre os candidatos ao título da Fórmula 1 e foi o mais rápido do terceiro treino livre para o GP de Abu Dhabi. Na manhã deste sábado, 6, o piloto da...

Ler Mais
Portal

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.

Navegação

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Faça parte da Equipe
  • Fale Conosco

Siga-Nos

No Result
View All Result
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.