O Campeonato Brasileiro segue seu destino, traçado desde as primeiras rodadas: os únicos times realmente relevantes do futebol nacional disputam cabeça a cabeça o título, Palmeiras e Flamengo. A vantagem mudou de dono e agora o Flamengo tem as cartas para levantar a taça. Mas como a disputa é muito acirrada, digo o óbvio: não tem nada decidido.
A liderança do campeonato mudou de dono com participação importante de um terceiro time que não é nem Palmeiras nem Flamengo, mas que também já dominou o futebol nacional, sul-americano e foi mais além, encantou o mundo. O Santos de Pelé, que hoje é o Santos de Neymar. Foi o Santos que venceu o Palmeiras na Vila Belmiro no fim de semana, enquanto o Flamengo derrotou o Sport.
Chegando agora no ponto que ainda está meio escondido, mas trata-se de um negócio muito marcante. A NR Sports, empresa do pai de Neymar, comprou a marca Pelé. Repetindo: Neymar pai é o novo dono da marca Pelé.
Pelé é a marca mais potente do mundo quando o assunto é futebol. Pode hoje rivalizar com Maradona, Messi, Cristiano Ronaldo… mas do ponto de vista da longevidade e do potencial de marketing é algo assombroso. Sem nenhuma sombra de dúvida é a marca brasileira de futebol mais relevante.
Com a compra, Neymar pai tem os direitos sobre o uso da imagem de Pelé, o nome, licenciamento de produtos, acervos históricos e outras propriedades. Em outras palavras, mais diretas, o império Neymar é dono de quase tudo o que diz respeito ao rei do futebol, exceto seus bens pessoais, que pertencem à sua família.
Como comparação: entre 1985 e 2016, Michael Jackson teve direitos editoriais sobre as obras dos Beatles, em um negócio que abalou o mundo da música pop.
A volta de Neymar para o Santos foi encarada como um retorno do filho para casa, como uma estratégia para que o jogador voltasse para a seleção e fosse para a Copa do Mundo e até como um passo para a compra do clube pelo império do jogador e seu pai. Ao que parece, os objetivos são ainda maiores.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.






