O Palmeiras manteve seu desempenho de time rebaixado das últimas rodadas e perdeu para o Grêmio em Porto Alegre por 3 a 2, praticamente dando adeus a qualquer chance de ser campeão brasileiro porque o Flamengo arrancou um empate com o Atlético Mineiro em Belo Horizonte e aumentou a distância para cinco pontos faltando duas rodadas para o fim da competição.
Abel Ferreira escalou time reserva conforme tinha sinalizado, indicando que de fato já havia virado a página do campeonato e focado suas energias para a final da Libertadores que acontece no fim de semana. Virou a tábua de salvação do time.
Depois da partida contra o Grêmio, o treinador do Palmeiras sacou do bolso uma de suas justificativas preferidas quando as coisas não vão bem em campo: a arbitragem prejudicou seu time.
Não é novidade este comportamento do treinador, mas desta vez chega a ser espantoso considerando que a partida mais marcada por erros de arbitragens em todo o campeonato foi justamente uma em que seu time foi amplamente beneficiado, o 3 a 2 contra o São Paulo que, de forma inédita, rendeu uma punição no STJD ao árbitro e ao comandante do VAR daquela partida.
Abel na coletiva desta terça-feira depois do jogo ironizou e citou uma série de “e se…” “E se o Weverton defendesse o pênalti não marcado para o São Paulo?”, “E se o pênalti contra o Flamengo para o Palmeiras no Maracanã fosse marcado?”… e por aí vai.
Existem vários outros “e se” que beneficiaram o Palmeiras como a não expulsão de Gustavo Gómez contra o Cruzeiro ou o pênalti marcado a favor do Palmeiras contra o Sport.
Faz parte do pacote Abel desviar o foco do que interessa quando o time vai mal. Mais do que o pênalti não marcado por Ramon Abate Abel que teria desencadeado uma campanha contra o Palmeiras, o que explica uma queda de desempenho tão vertiginosa do time na reta final do Brasileiro? Foram dois pontos conquistados em 15 disputados. O que aconteceu?
Abel não explica.
Mas tem no fim de semana a final da Libertadores contra o Flamengo em Lima, no Peru. A diferença entre o fiasco e a glória na temporada estará neste jogo.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.






