A partir da temporada 2024/25 os árbitros da Premier League terão que informar para qual time torcem a PGMOL, organização responsável pela arbitragem da competição. De acordo com a entidade, a medida foi tomada para evitar conflitos de interesse nas partidas.
Na temporada 2023/24 houve alguns questionamentos de clubes em relação a arbitragem. O Nottingham Forest, por exemplo, acusou o comandante do VAR, Stuart Attwel, de ser torcedor do Luton Town, o que gerou muitas polêmicas na Inglaterra.
O Luton Town brigou ponto a ponto com o Nottingham na luta contra o rebaixamento, e o clube disse que avisou a Premier League e a PGMOL sobre isso. O Luton Town acabou rebaixado.
Howard Webb, ex-árbitro e que atualmente é diretor da PGMOL, explicou que já se reuniu com os árbitros para explicar a decisão e que isso não será levado a público. Ele também disse que quer evitar casos como da temporada passada.
“Nós analisaremos as escalas de arbitragem e faremos ajustes se acreditarmos que possa haver conflito de interesses no caso de um árbitro se declarar torcedor de um time específico. Caso um árbitro tenha jogado por um clube, haverá mudança também. E como estamos tentando fazer com que mais jogadores se tornem árbitros, isso é algo que teremos que trabalhar”, explicou.
Ele ainda completou dizendo que relações pessoais também serão analisadas. “Se existirem conexões pessoais entre os árbitros e quaisquer funcionários de clubes, também haverá mudanças. Faremos uma avaliação do todo e levaremos tudo isso em conta na hora de designar os árbitros”, completou.